A Simetria nas artes com Papel e Tesoura: uma experiência na sala de aula de Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020001Palabras clave:
Simetria, Matemática, Sala de aulaResumen
Este relato de experiência descreve um projeto de tempo integral em uma escola da rede municipal de Minas Gerais, o qual discorre sobre o oferecimento de uma proposta de atividade que aborda uma temática relacionada a simetria. Para tanto, tem como pergunta de investigação quais são as possibilidades para se abordar o conteúdo de simetria mediante sua presença em nosso cotidiano, nas artes e nas formas geométricas? Dessa forma, tem como objetivo: possibilitar a elaboração de um modelo de atividade que permita ao aluno perceber que ao dispor duas figuras idênticas elas devem corresponder ponto a ponto. Devido à generalidade do assunto, houve a participação dos estudantes no decorrer da atividade possibilitando a criação de espaços para a discussão e esclarecimento de dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo a seriedade dos adolescentes participantes e principalmente um maior domínio deste conceito.
Descargas
Métricas
Citas
AQUINO, J. G. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.
BRASIL. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1° e 2º ciclos). Brasília, DF: MEC/SEF.
GARCIA PASTOR, C. Uma escuela común para niños diferentes. La integración escolar. 2. ed. Barcelona: EUB., 1995 IN: TORRES González, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GARRIDO, E. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e médio. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002.
GIOVANNI, J. R.; FERNANDES, T. M.; OGASSAWARA, E. L. Desenho Geométrico: novo, Volume 3. São Paulo: FTD, 2002.
GONZÁLES, J. A. T. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MASSETTO, M. T. Didática: A aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
MORIN, E. O Método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 149 PDF (Português (Brasil)) downloads: 163