A Simetria nas artes com Papel e Tesoura: uma experiência na sala de aula de Matemática

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020001

Palabras clave:

Simetria, Matemática, Sala de aula

Resumen

Este relato de experiência descreve um projeto de tempo integral em uma escola da rede municipal de Minas Gerais, o qual discorre sobre o oferecimento de uma proposta de atividade que aborda uma temática relacionada a simetria. Para tanto, tem como pergunta de investigação quais são as possibilidades para se abordar o conteúdo de simetria mediante sua presença em nosso cotidiano, nas artes e nas formas geométricas? Dessa forma, tem como objetivo: possibilitar a elaboração de um modelo de atividade que permita ao aluno perceber que ao dispor duas figuras idênticas elas devem corresponder ponto a ponto. Devido à generalidade do assunto, houve a participação dos estudantes no decorrer da atividade possibilitando a criação de espaços para a discussão e esclarecimento de dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo a seriedade dos adolescentes participantes e principalmente um maior domínio deste conceito.

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Biografía del autor/a

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

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Publicado

2020-01-03

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Cómo citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. A Simetria nas artes com Papel e Tesoura: uma experiência na sala de aula de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 3, p. e2020001, 2020. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/91. Acesso em: 16 may. 2024.