Tecnologia e História da Matemática potencializando o saber em sala de aula
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022002Keywords:
Educação, História da Matemática, Tecnologia, Didática, PlanejamentoAbstract
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os avanços da tecnologia e da História da Matemática como recurso pedagógico. Para tanto tem como pergunta de investigação de que modo a História da Matemática e as Tecnologias podem proporcionar atuação de forma colaborativa e criativa? Pretende-se investigar como elas têm sido poderosas ferramentas de inclusão e responsáveis pelas mudanças na forma como a sociedade se comunica e se relaciona na atualidade, visto que inovar não significa criar algo totalmente novo ou mudar completamente um conceito. A inovação pode estar em pequenas mudanças ou mesmo em adaptações. O artigo discute que, além de planejamento, conhecimento escolar e atualização constante é preciso reaprender a aprender para absorver o novo estando aberto a mudanças. Por fim, a pesquisa ressalta que o cenário contemporâneo sugere aulas voltadas para uma ótica participativa, com sugestão de melhorias, uso de novas metodologias e busca por maior eficiência.
Downloads
Metrics
References
BORBA, M. C; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da História da Matemática. 1991. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 14. ed. Campinas-SP: Papirus, 2007 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
GARNICA, A. V. M. Notas sobre narrativa e Educação Matemática. In: LOPES, Celi Espansandin; NACARATO, Adair Mendes. Educação Matemática, leitura e escrita. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2009.
GROENWALD, C. L. O.; SAUER, L. O.; FRANK, R. F. A história da matemática como recurso didático para o ensino da teoria dos números e a aprendizagem da matemática no ensino básico. Paradígma, v.26, n.2, Maracay dic. 2005. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512005000200003.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 55-93.
KAMMI, C. Desvendando a Aritmética: implicações na teoria de Piaget. Campinas-SP: Papirus, 1995.
LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas-SP: Autores Associados, 2006.
MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: MERCADO, L. P. L. (Org.). Novas tecnologias da educação: reflexões sobre a prática. Alagoas: Edufal, 2002.
MIGUEL, A.; MIORIN, M. A. História na Educação Matemática: uma proposta e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011 (Coleção Tendências em Educação Matemática; 10).
PRETTO,N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2001.
SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; MENDES, I. A. História da Matemática e Tecnologias Digitais: do que tratam três décadas de teses e dissertações? PARADIGMA, v. 42, n. 2, p. 183- 205, 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p183-205.id1064 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p.183-205.id1064
SILVA, A. P.; FERREIRA, A. C. Matemática na Arte: utilizando o potencial pedagógico da História da Matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2011, Campina Grande. Anais... Campina Grande, PB: EBRAPEM. p. 1-11. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1286.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 211 PDF (Português (Brasil)) downloads: 162