Tecnologia e História da Matemática potencializando o saber em sala de aula

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022002

Keywords:

Educação, História da Matemática, Tecnologia, Didática, Planejamento

Abstract

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os avanços da tecnologia e da História da Matemática como recurso pedagógico. Para tanto tem como pergunta de investigação de que modo a História da Matemática e as Tecnologias podem proporcionar atuação de forma colaborativa e criativa? Pretende-se investigar como elas têm sido poderosas ferramentas de inclusão e responsáveis pelas mudanças na forma como a sociedade se comunica e se relaciona na atualidade, visto que inovar não significa criar algo totalmente novo ou mudar completamente um conceito. A inovação pode estar em pequenas mudanças ou mesmo em adaptações. O artigo discute que, além de planejamento, conhecimento escolar e atualização constante é preciso reaprender a aprender para absorver o novo estando aberto a mudanças. Por fim, a pesquisa ressalta que o cenário contemporâneo sugere aulas voltadas para uma ótica participativa, com sugestão de melhorias, uso de novas metodologias e busca por maior eficiência.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

References

BORBA, M. C; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da História da Matemática. 1991. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 14. ed. Campinas-SP: Papirus, 2007 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).

GARNICA, A. V. M. Notas sobre narrativa e Educação Matemática. In: LOPES, Celi Espansandin; NACARATO, Adair Mendes. Educação Matemática, leitura e escrita. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2009.

GROENWALD, C. L. O.; SAUER, L. O.; FRANK, R. F. A história da matemática como recurso didático para o ensino da teoria dos números e a aprendizagem da matemática no ensino básico. Paradígma, v.26, n.2, Maracay dic. 2005. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512005000200003.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 55-93.

KAMMI, C. Desvendando a Aritmética: implicações na teoria de Piaget. Campinas-SP: Papirus, 1995.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas-SP: Autores Associados, 2006.

MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: MERCADO, L. P. L. (Org.). Novas tecnologias da educação: reflexões sobre a prática. Alagoas: Edufal, 2002.

MIGUEL, A.; MIORIN, M. A. História na Educação Matemática: uma proposta e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011 (Coleção Tendências em Educação Matemática; 10).

PRETTO,N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2001.

SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; MENDES, I. A. História da Matemática e Tecnologias Digitais: do que tratam três décadas de teses e dissertações? PARADIGMA, v. 42, n. 2, p. 183- 205, 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p183-205.id1064 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p.183-205.id1064

SILVA, A. P.; FERREIRA, A. C. Matemática na Arte: utilizando o potencial pedagógico da História da Matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2011, Campina Grande. Anais... Campina Grande, PB: EBRAPEM. p. 1-11. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1286.

Published

2022-04-05

Métricas


Visualizações do artigo: 211     PDF (Português (Brasil)) downloads: 162

How to Cite

LOPES JÚNIOR, José Erildo. Tecnologia e História da Matemática potencializando o saber em sala de aula. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022002, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/93. Acesso em: 22 nov. 2024.