Geo3DPrint: ensino de Geometria espacial com uso do software Tinkercad e da impressora 3D
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024019Keywords:
Ensino, Modelagem 3D, Geometria Espacial, Fabricação DigitalAbstract
O presente artigo explora a aplicação do software Tinkercad e da impressão 3D no ensino de geometria espacial para alunos do ensino médio. Os dados foram produzidos por meio de um curso de extensão desenvolvido com o objetivo de investigar a viabilidade do uso do software Tinkercad e da impressora 3D no ensino de geometria espacial. Os alunos participaram de atividades de modelagem 3D no software Tinkercad e impressão de objetos físicos como canecas personalizadas e poliedros. A análise dos dados, baseada em questionários, observações e produtos desenvolvidos pelos alunos, demonstrou que o uso do Tinkercad e da impressora 3D contribuiu como estratégia de ensino e permitiu o aprendizado sobre figuras geométricas, aprendizado prático, consciência da aplicabilidade no cotidiano e uma percepção positiva sobre projetos em grupo.
Downloads
Metrics
References
BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projeto integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o século XXI. Tradução de Fernando de Siqueira Rodrigues; revisão técnica de Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2014.
BHADURI, S.; BIDDY, Q. L.; BUSH, J. B.; SURESH, A.; SUMNER, T. 3DnST: A Framework Towards Understanding Children’s Interaction with Tinkercad and Enhancing Spatial Thinking Skills. In: INTER-ACTION DESIGN AND CHILDREN (IDC ’21), June 24–30, 2021, Athens, Greece. ACM, New York, NY, USA, 11 pages. DOI: https://doi.org/10.1145/3459990.3460717.
CHAVIER, M. M. Fabricação Digital como processo pedagógico para ensino de geometria espacial com o tinkercad e a impressão 3d. 2024. 182 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Barra do Bugres, 2024. Disponível em: https://portal.unemat.br/?pg=site&i=ppgecm&m=dissertacoes&c=dissertacoes-defendidas-2024.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DOMINGUES, J. M. Desvendando os saberes para ensinar geometria: um estudo a partir da obra de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023006, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023006. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/103. Acesso em: 13 out. 2024.
FINKEL, D. Dar clase con la boca cerrada. Revista electrónica sobre la enseñanza de la Economía Pública Págs, v. 49, p. 60, 2008.
LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 4, p. 3-13, jan./jun. 1995.
MARTINS, F. M.; SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; SMITH, D. P. Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021001, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/96. Acesso em: 15 set. 2024.
NOLLA, A. et al. Impresión 3D como un recurso para desarrollar el potencial matemático. Contextos educativos: Revista de Educación, 2021.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 1, p. 7-18, n. 1, 2009.
PIELSTICKER, F.; WITZKE, I.; VOGLER, A. Edge Models with the CAD Software: Creating a New Context for Mathematics in Elementary School. Digital Experiences in Mathematics Education, v. 7, p. 339-360, 2021.
ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. Ponta Grossa, PR, v. 13, p. 44-4, 2019.
VENDRUSCOLO, M. S.; BITENCOURT, L. P. Os Educadores e as Tendências em Educação Matemática: algumas abordagens utilizadas no Ensino Fundamental e Médio para despertar o interesse dos estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021013, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021013. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/162. Acesso em: 15 set. 2024.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 123 PDF (Português (Brasil)) downloads: 40