Licenciaturas Interculturais na formação de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024001

Keywords:

Cursos de Licenciatura Intercultural, Formação de Professores(as) indígenas, Educação Matemática, Interculturalidade

Abstract

O estudo consiste em um levantamento sobre os cursos de Licenciatura Intercultural voltados à formação inicial de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas indígenas. Complementa-se a pesquisa com um mapeamento de dissertações e teses produzidas com a mesma temática, realizado na Plataforma Capes. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental, sistematizada a partir dos principais referenciais teóricos que abordam a educação escolar e a formação de docentes indígenas, além dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Como resultado, constata-se que a maioria dos cursos está mais voltada para o trabalho nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Por outro lado, as pesquisas que versam sobre a temática investigada ainda são incipientes e carecem de mais pesquisadores(as) dispostos(as) a investigar as possíveis implicações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem da Educação Matemática na formação de docentes indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Patricia Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Titular do Departamento de Ensino e Organização Escolar Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

References

BERGAMASCHI, M. A. Processos e práticas educativas dos povos ameríndios no Brasil: um olhar a partir de pesquisas contemporâneas. Education Policy Analysis Archives, Arizona, v. 20, p. 1-28, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Assembleia Nacional Constituinte, 1988.

BRASIL. Decreto nº 26, de 4 de fevereiro de 1991. Dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2487, 5 fev. 1991.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 jun. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho de Educação Básica. Resolução nº 3. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 19, 10 nov. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 1. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 11-12, 1 jul. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores indígenas. Brasília, DF: SEF/MEC, 2002.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ENSINO SUPERIOR INDÍGENA. Curso de Licenciatura Intercultural da UFG. In: ENSINO SUPERIOR INDÍGENA. [S. l., 20--]. Disponível em: https://ensinosuperiorindigena.wordpress.com/atores/nao-humanos/li-ufg/. Acesso em: 15 abr. 2023.

FLEURI, R. M. (org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FURTADO, M. L. S.; MUNIZ, S. C. C. S.; OLIVEIRA, C. F. Reflexões decoloniais e lutas sociais no maranhão: a experiência da licenciatura intercultural para a educação básica indígena. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS, 45., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018. p. 16-31.

IBGE. Censo 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/ Primeiros Resultados do Censo Indígena. Acesso em: 7 ago. 2023.

LEITE, K. G. Pesquisas brasileiras em educação matemática situadas na interface entre etnomatemática e educação escolar indígena. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7., 2017, Canoas. Anais [...]. Canoas: Ulbra, 2017.

LUCIANO BANIWA, G. J. S. Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no alto Rio Negro. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011.

MATOS, K. G.; MONTE, N. L. O estado da arte da formação de professores indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, L. D. B. (org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Ministério da Educação, 2006. p. 69-111.

MONTE, N. L. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de Pesquisa, p. 7-29, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/3MSfssT6vbfTYNrKb8mScZb/. Acesso em: 14 out. 2022.

MONTEIRO, H. S. R. O ensino de Matemática na educação escolar indígena: (im)possibilidades de tradução. 2016. 173 f. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: mar. 2023.

OLIVEIRA, S. A. P. Educação Estatística em escolas do povo Xukuru do Ororubá. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: mar. 2023.

OLIVEIRA, M. A. M.; MENDES, J. R. Formação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 26, n. 1, p. 167-184, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893/17989. Acesso em: abr. 2021.

SCARAMUZZA, G. F. Faz sentido pensar um currículo intercultural? In: NEVES, Josélia Gomes et al. (org.). Universidade, licenciatura e interculturalidade: anúncios de aprendizagens na floresta. Rondônia: [s. n.], 2013. p. 41-69.

SILVA, A. R. A formação docente e o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas comunidades indígenas do Alto Xingu. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2020. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: mar. 2023.

SILVA, M. R. C. Educação Matemática no contexto escolar indígena: experiências de um processo formativo. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2015. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: mar. 2023.

SECCHI, D. A formação de professores indígenas para a diversidade. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 331-346, maio/ago. 2012.

UEA. Projeto Pedagógico do Curso: Pedagogia Intercultural Indígena. Manaus: UEA, 2019.

UFAC. Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura Indígena. Floresta: UFAC, 2015.

UNEMAT. Projeto Político Pedagógico de Licenciatura em Pedagogia Intercultural para Formação de Professores Indígenas. Barra do Bugres: UNEMAT, 2016.

UNIR. Projeto Pedagógico do Curso: Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Ji-

Paraná: UNIR, 2008.

WALSH, C.. Interculturalidade, Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p. 12-42.

Published

2024-01-25

Métricas


Visualizações do artigo: 279     PDF (Português (Brasil)) downloads: 172

How to Cite

DIAS, Patricia; DARSIE, Marta Maria Pontin. Licenciaturas Interculturais na formação de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024001, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/112. Acesso em: 22 nov. 2024.