Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021012Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, Diagnóstico e encaminhamento, Laboratório de AprendizagemResumo
Este artigo apresenta o mapeamento de uma pesquisa bibliográfica de dissertações e teses publicadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação em universidades públicas e privadas no Brasil. Foram analisadas 15 dissertações e 2 teses publicadas no período de 2006 a 2019. A análise da pesquisa é qualitativa-interpretativa. O objetivo visou mapear estudos já realizados no âmbito educacional na categoria Educação Matemática (Dificuldades de Aprendizagem em Matemática), para subsidiar investigações futuras delimitando novos campos de investigações. Entre os resultados encontrados, sobre o termo Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, percebemos que em relação à sua conceituação, são utilizados de maneira ampla, referindo-se aos fatores orgânico, neuronal e pedagógicos. Entre as lacunas, observamos uma carência de trabalhos voltados para a realização de estudos bibliográficos com temáticas que envolvam o campo das dificuldades de aprendizagem em Matemática provenientes de fatores pedagógicos e a formação de professores pedagogos que ensinam Matemática no Ensino Fundamental.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, D. M. O Atendimento a alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em situação de Dificuldade de Aprendizagem em Matemática: Concepções e Práticas de Professores Articuladores de Escolas Estaduais de Cuiabá-MT, 2017, 208f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2017.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTRO, E. R.; BARRETO, M. C. Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 7, n. 2, jul/dez. 2014.
COUTO, B. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá - MT. 2016, 167f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.
CHABANNE, J. L. Dificuldade de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. Traduzido por Regina Rodrigues. São Paulo: Ática, 2006.143
DARSIE, M. M. P. A Reflexão Distanciada na Construção dos Conhecimentos Profissionais do professor em curso de Formação Inicial. Tese de Doutorado. USP. São Paulo, 1998.
DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. UNICIÊNCIAS, v. 3, n. 1, 1999.
GASPERETTI, M. Computador na educação: guia para o ensino com novas tecnologias. São Paulo: Editora Esfera, 2001.
MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Anos iniciais do Ensino Fundamental, (DRC-MT). Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá, 2018.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores / Iran Abreu Mendes; Miguel Chaquiam. Belém: SBHMat, 2016.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. BRASIL.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 137 PDF (Português (Brasil)) downloads: 62