Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem de Estatística no Brasil
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023003Palavras-chave:
Ensino de Estatística; Aprendizagem em Estatística; Estado do Conhecimento; Dissertações e Teses.Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou: investigar e analisar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Estatística produzidas pelos programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2000 a 2021. A questão norteadora foi: “O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino e Aprendizagem de Estatística desenvolvidas no período de 2000 a 2021 no Brasil?”. Para a coleta de dados, realizamos um levantamento nas bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e biblioteca digital do PROFMAT. Metodologicamente, realizamos uma abordagem qualitativa, na modalidade Estado do Conhecimento. O corpus foi constituído por 429 pesquisas, sendo 372 dissertações e 57 teses. Para a análise desse material, utilizamos a Análise de Conteúdo, a qual conduziu-nos à definição de 22 Eixos Temáticos, que foram inter-relacionados entre si para a constituição de seis Categorias de Análise, denominadas: (i) Ensino e Aprendizagem de Estatística na Educação Básica;(ii) Processos Formativos de Professores e o Ensino e Aprendizagem de Estatística; (iii) Ensino e Aprendizagem de Estatística no Contexto Teórico-Metodológico; (iv) Ensino e Aprendizagem de Estatística e suas Inter-relações Disciplinares e Interdisciplinares; (v) Abordagens Metodológicas no Ensino e Aprendizagem de Estatística; e (vi) Conceitos envolvendo a Educação Estatística, pelas quais apresentamos um mapeamento das principais tendências, além de indicarmos proposições de futuras pesquisas envolvendo temáticas que ainda precisam ser ampliadas no contexto do Ensino e Aprendizagem de Estatística no Brasil.
Downloads
Metrics
Referências
BARDlN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP. Autores Associados, 2006.
PAIM, S. A. O. C. O Estado da Arte das Pesquisas Brasileiras sobre o Letramento Estatístico e Probabilístico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2019.
RIBEIRO, S. D. As pesquisas sobre o ensino da estatística e da probabilidade no período de 2000 a 2008: uma pesquisa a partir do banco de teses da CAPES. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
RODRIGUES, M. U. Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2019.
______. Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. 540 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2016.
SANTOS, R. M. Estado da Arte e História da Pesquisa em Educação Estatística em Programas Brasileiros de Pós-Graduação. 2015. 348 p. Tese (Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
SEVERINO, A. J. A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro, 2006. p. 51-74.
VIOL, J. F. Movimento das pesquisas que relacionam as tecnologias de informação e de comunicação e a formação, a prática e os modos de pensar de professores que ensinam matemática. 2010. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2010.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 260 PDF (Português (Brasil)) downloads: 150