Programa Residência Pedagógica: reflexões sobre a constituição de um docente

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024014

Palavras-chave:

Iniciação à docência, Matemática, Saberes docentes, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Este texto objetiva descrever e refletir sobre a participação em atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Alfabetização em Linguagem e em Matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compõe o projeto institucional do PRP da Universidade Federal do Pará e aprovado pelo Edital Capes n. 24/2022. Essa experiência ocorreu em turmas do 5˚ e 6˚ anos do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da UFPA, no componente curricular de Matemática. Para tanto, são descritas as atividades desenvolvidas durante o período de 18 meses do subprojeto, com destaque para: interações com a turma, participação em atividades avaliativas, apresentação de trabalhos em eventos, participação em oficinas oferecidas aos residentes, reuniões de estudos e discussões e encontros formativos, com o preceptor e a professora-orientadora do subprojeto. Diante disso, é possível afirmar que a experiência enriqueceu nosso percurso formativo por permitir contatar com saberes importantes à formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA.

Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestre em Matemática (PROFMAT). Docente da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA).

Referências

CORRÊA, R. B.; MARQUES, V. R. O papel do preceptor na formação de residentes. Formação Docente– Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 187–202, 2020. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.390. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/390. Acesso em: 14 fev. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.

CARVALHO, C. Comunicações e interações sociais nas salas de aulas de Matemática. In: LOPES, C. A. E.; NACARATO, A. M. (org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 15-34.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. (org.). Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COSTA, T. E. C. R. da. Residência pedagógica como potencializador na formação de professores de geografia: relato de experiências vivenciadas. In: JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, 3., 2023, Brasília. Anais [...]. Brasília: IFB, 2023. p. 1-6.

FERNANDES, R. J. G.; SANTOS JÚNIOR, G. dos. Reflexões: alfabetização, letramento e numeramento matemático. Revista Práxis, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 117-129, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.25119/praxis-7-13-647. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/647. Acesso em: 14 fev. 2024.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência).

PIMENTA, S. G. Formação de Professores - Saberes da Docência e Identidade do Professor. Nuances-Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. III, p. 5-14, 1997. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diário del professor. Sevilla: Díada Editora, 1997.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. In: Nasser, L. (ed.). SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 1993, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 1993. p. 1-26.

VILELA, A. C.; OLIVEIRA, R. B. B. Residência pedagógica: a importância do planejamento compartilhado. Revista Gepesvida, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 161-169, 2019. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/362/191. Acesso em: maio 2024.

VLIEGER, I. T. de; WILLE, D.; LEITE, F. de A. Diário de bordo: um instrumento de formação docente no programa residência pedagógica. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9, 2019, Chapecó. Anais eletrônicos [...]. Chapecó: UFFS, 2019. v. 10. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/12632. Acesso em: maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 27     PDF downloads: 11

Como Citar

MONTEIRO, Marcos Paulo Santos; MARQUES, Valéria Risuenho; PANTOJA, Leonardo Carlos Rodrigues. Programa Residência Pedagógica: reflexões sobre a constituição de um docente. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024014, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024014. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/171. Acesso em: 22 nov. 2024.