Programa Residência Pedagógica: reflexões sobre a constituição de um docente

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024014

Palabras clave:

Iniciação à docência, Matemática, Saberes docentes, Programa Residência Pedagógica

Resumen

Este texto objetiva descrever e refletir sobre a participação em atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Alfabetização em Linguagem e em Matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compõe o projeto institucional do PRP da Universidade Federal do Pará e aprovado pelo Edital Capes n. 24/2022. Essa experiência ocorreu em turmas do 5˚ e 6˚ anos do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da UFPA, no componente curricular de Matemática. Para tanto, são descritas as atividades desenvolvidas durante o período de 18 meses do subprojeto, com destaque para: interações com a turma, participação em atividades avaliativas, apresentação de trabalhos em eventos, participação em oficinas oferecidas aos residentes, reuniões de estudos e discussões e encontros formativos, com o preceptor e a professora-orientadora do subprojeto. Diante disso, é possível afirmar que a experiência enriqueceu nosso percurso formativo por permitir contatar com saberes importantes à formação inicial de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA.

Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestre em Matemática (PROFMAT). Docente da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA).

Citas

CORRÊA, R. B.; MARQUES, V. R. O papel do preceptor na formação de residentes. Formação Docente– Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 187–202, 2020. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.390. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/390. Acesso em: 14 fev. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.

CARVALHO, C. Comunicações e interações sociais nas salas de aulas de Matemática. In: LOPES, C. A. E.; NACARATO, A. M. (org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 15-34.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. (org.). Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COSTA, T. E. C. R. da. Residência pedagógica como potencializador na formação de professores de geografia: relato de experiências vivenciadas. In: JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, 3., 2023, Brasília. Anais [...]. Brasília: IFB, 2023. p. 1-6.

FERNANDES, R. J. G.; SANTOS JÚNIOR, G. dos. Reflexões: alfabetização, letramento e numeramento matemático. Revista Práxis, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 117-129, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.25119/praxis-7-13-647. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/647. Acesso em: 14 fev. 2024.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência).

PIMENTA, S. G. Formação de Professores - Saberes da Docência e Identidade do Professor. Nuances-Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. III, p. 5-14, 1997. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diário del professor. Sevilla: Díada Editora, 1997.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. In: Nasser, L. (ed.). SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 1993, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 1993. p. 1-26.

VILELA, A. C.; OLIVEIRA, R. B. B. Residência pedagógica: a importância do planejamento compartilhado. Revista Gepesvida, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 161-169, 2019. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/362/191. Acesso em: maio 2024.

VLIEGER, I. T. de; WILLE, D.; LEITE, F. de A. Diário de bordo: um instrumento de formação docente no programa residência pedagógica. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9, 2019, Chapecó. Anais eletrônicos [...]. Chapecó: UFFS, 2019. v. 10. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/12632. Acesso em: maio 2024.

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 27     PDF (Português (Brasil)) downloads: 11

Cómo citar

MONTEIRO, Marcos Paulo Santos; MARQUES, Valéria Risuenho; PANTOJA, Leonardo Carlos Rodrigues. Programa Residência Pedagógica: reflexões sobre a constituição de um docente. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024014, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024014. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/171. Acesso em: 22 nov. 2024.