A formação docente pretendida pelos cursos de licenciatura em Matemática do IFTO
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022011Palavras-chave:
Currículo, Formação Inicial, IFTO, Licenciatura, MatemáticaResumo
Na formação inicial, o futuro professor deve aprender os conteúdos específicos da sua área, bem como, ter conhecimento pedagógico, de modo que possa se especializar e/ou aprofundar tais conhecimentos a partir das suas experiências em sala de aula e por meio da sua formação continuada. Buscou-se neste trabalho, atender ao objetivo proposto de ‘verificar como estava a proposta de formação docente pretendida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciaturas em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em vigor, no período de 2009 a 2014’. Para tanto, utilizou-se como procedimento a análise documental. Os instrumentos foram os PPCs de Matemática dos campi Palmas e Paraíso do Tocantins, do IFTO. Conclui-se que a formação docente pretendida nos cursos de licenciaturas em Matemática do IFTO, expressa-se em uma ação pedagógica sistematicamente organizada com vista a preparação profissional do educador.
Downloads
Métricas
Referências
BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Despacho do Ministro em 4/3/2002, publicado no Diário Oficial da União de 5/3/2002a, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf Acesso em: 11 abr. 2021.
BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002b, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf Acesso em: 11 abr. 2021.
BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002c. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf Acesso em: 12 abr. 2021.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemáticas: entre las tradiciones y la modernidade. Madrid: Ediciones Dias de Santos, 2014. E-book
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Palmas. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Palmas, IFTO: O Campus, 2010a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Paraíso do Tocantins. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Paraíso do Tocantins, IFTO: O Campus, 2010b.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Paraíso do Tocantins. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Paraíso do Tocantins, IFTO: O Campus, 2013a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO. Palmas, 2013b. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/ensino/biblioteca/documentos/tcc/regulamento.pdf Acesso em: 14 abr. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduações Presenciais do IFTO. Palmas, 2013c. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/ensino/biblioteca/documentos/tcc/regulamento.pdf Acesso em: 14 abr. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura Presenciais do IFTO. Palmas, 2012. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-provados/regulamentos/regulamentos-cursos-graduacao/regulamento-estagio-supervisionado-cursos-licenciatura-presenciais-ifto-3edicao.pdf/view Acesso em: 14 abr. 2021.
NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Seminário Aprova Brasil. Soluções Moderna, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g41-67gcgss Acesso em: 09 abr. 2021.
OLIVEIRA, D. L. O Instituto Federal do Tocantins e a Formação de Professores: caminhos, contradições e possibilidades. 267f. Tese (Doutorado Universidade Federal de Goiás) Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8180095 Acesso em: 11 out. 2020.
SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform, Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica (Perspectivas em educação matemática). Papirus Editora, 2008. E-book.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Papirus Editora, 2014. E-book.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 78 PDF downloads: 60