Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024010Keywords:
Agressões pedagógicas, Ensino de Matemática, Métodos tradicionais, Evolução pedagógica, FenomenologiaAbstract
O presente trabalho é um relato e explora as experiências do autor 1 com as práticas de ensino de Matemática durante sua educação básica, entre 1985 e 1999, focando nas agressões pedagógicas e suas repercussões na aprendizagem. A análise do estudo reflete sobre a transição dessas práticas para abordagens mais contemporâneas no ensino e na aprendizagem da Matemática, considerando a influência histórica e a evolução dos métodos pedagógicos. O estudo adota uma perspectiva fenomenológica para investigar como essas experiências afetaram o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional do autor 1 e como podem informar práticas educacionais mais humanizadas e eficazes nas perspectivas atuais.
Downloads
Metrics
References
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BASTOS, E. R. A Fenomenologia e as Ciências Sociais: a Problemática da Sociologia do Conhecimento. In: FAVARETTO, C. F.; BOGUS, L. M. M.; VERAS, M. P. B. (org.) Epistemologia das Ciências Sociais. São Paulo, EDUC, 1984. (Série Cadernos PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 19).
BBC News Brasil. Por que o uso da palmatória ainda é legal em escolas públicas de 19 Estados americanos. Artigo de Alessandra Corrêa. 24 março 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47622799. Acesso em: 10 dez 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Presidência da República. Constituição Federal de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 7 dez nov 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 9 dez 2021
BRASIL. Presidência da República. Projeto de Lei nº 2.654 de 2003. Disponível em: http://www.conjur.com.br/dl/projeto-lei-2654-deputada-maria-rosario.pdf. Acesso em: 1 nov 2021.
BRASIL. Presidência da República. Projeto de Lei nº 7.672 de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/projetos/PL/2010/msg%20409%20-%20100714.htm. Acesso em: 18 nov 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei da Palmada nº 13.010 de 26 de junho de 2014. Disponível em: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125304470/lei-13010-14. Acesso em: 1 nov 2021.
FRANCA, L. O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum": Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Edições 70. Lisboa – Portugal. S/D. Título original: Die Idee der Phänomenologie (Band II Husserliana) Martinus Nijhoff, 1973.
HUSSERL, E. Meditações Cartesianas – introdução à fenomenologia. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Mandras Editora ltda, 2001.
HUSSERL. Os Pensadores. HUSSERL - Vida e Obra. Editora Nova Cultural Ltda. São Paulo, 2000.
PORLÁ N. R.; RIVERO, A. O conhecimento dos professores: uma proposta formativa na área de ciências. Sevilha: Diada, 1998.
REZENDE, F.; LOPES, A. M. A.; EGG, J. M. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2004, v. 10, n. 2. p. 185-196. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000200004. Acesso em: 7 Dez 2021.
THIES, V. G.; ALVES, A. M. M. Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar. In: Práticas pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas / Gabriela Medeiros Nogueira (org.). – Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 30