Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024010

Keywords:

Agressões pedagógicas, Ensino de Matemática, Métodos tradicionais, Evolução pedagógica, Fenomenologia

Abstract

O presente trabalho é um relato e explora as experiências do autor 1 com as práticas de ensino de Matemática durante sua educação básica, entre 1985 e 1999, focando nas agressões pedagógicas e suas repercussões na aprendizagem. A análise do estudo reflete sobre a transição dessas práticas para abordagens mais contemporâneas no ensino e na aprendizagem da Matemática, considerando a influência histórica e a evolução dos métodos pedagógicos. O estudo adota uma perspectiva fenomenológica para investigar como essas experiências afetaram o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional do autor 1 e como podem informar práticas educacionais mais humanizadas e eficazes nas perspectivas atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Antonio Carlos Morais Pereira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Letras - Português e Inglês - Faculdades Integradas Brasil Amazônia (FIBRA/2014). Atualmente é professor da rede estadual de ensino público do Estado do Pará (SEDUC/PA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.É pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional (UNIFATEC/2020), em Docência do Nível Superior (UNIFATEC/2020) e em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica (UNIFESSPA/2022).

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente Diretor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA). Professor Adjunto C 603 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do PROFEI/UNIFESSPA e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

References

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

BASTOS, E. R. A Fenomenologia e as Ciências Sociais: a Problemática da Sociologia do Conhecimento. In: FAVARETTO, C. F.; BOGUS, L. M. M.; VERAS, M. P. B. (org.) Epistemologia das Ciências Sociais. São Paulo, EDUC, 1984. (Série Cadernos PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 19).

BBC News Brasil. Por que o uso da palmatória ainda é legal em escolas públicas de 19 Estados americanos. Artigo de Alessandra Corrêa. 24 março 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47622799. Acesso em: 10 dez 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Presidência da República. Constituição Federal de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 7 dez nov 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 9 dez 2021

BRASIL. Presidência da República. Projeto de Lei nº 2.654 de 2003. Disponível em: http://www.conjur.com.br/dl/projeto-lei-2654-deputada-maria-rosario.pdf. Acesso em: 1 nov 2021.

BRASIL. Presidência da República. Projeto de Lei nº 7.672 de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/projetos/PL/2010/msg%20409%20-%20100714.htm. Acesso em: 18 nov 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei da Palmada nº 13.010 de 26 de junho de 2014. Disponível em: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125304470/lei-13010-14. Acesso em: 1 nov 2021.

FRANCA, L. O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum": Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Edições 70. Lisboa – Portugal. S/D. Título original: Die Idee der Phänomenologie (Band II Husserliana) Martinus Nijhoff, 1973.

HUSSERL, E. Meditações Cartesianas – introdução à fenomenologia. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Mandras Editora ltda, 2001.

HUSSERL. Os Pensadores. HUSSERL - Vida e Obra. Editora Nova Cultural Ltda. São Paulo, 2000.

PORLÁ N. R.; RIVERO, A. O conhecimento dos professores: uma proposta formativa na área de ciências. Sevilha: Diada, 1998.

REZENDE, F.; LOPES, A. M. A.; EGG, J. M. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2004, v. 10, n. 2. p. 185-196. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000200004. Acesso em: 7 Dez 2021.

THIES, V. G.; ALVES, A. M. M. Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar. In: Práticas pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas / Gabriela Medeiros Nogueira (org.). – Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

Published

2024-08-28

Métricas


Visualizações do artigo: 38     PDF (Português (Brasil)) downloads: 30

How to Cite

PEREIRA, Antonio Carlos Morais; COSTA, Walber Christiano Lima da; LOPES, Thiago Beirigo. Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024010, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/170. Acesso em: 22 nov. 2024.