GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E LÚDICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Denise Garia Kozlowski Peixoto, Sra. denisepeixoto31@gmail.com
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Rafaela Menezes Braga Lima, Sra. rafaelamenbraga@gmail.com
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Walber Christiano Lima da Costa, Sr. walber@univesspa.edu.br
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.211-220

Palavras-chave:

Educação Matemática, História e Filosofia da matemática, Geometria, Ludicidade

Resumo

O ensino da Geometria ao passar dos anos vem sendo cada vez menor, não tendo nas escolas a preocupação da importância do seu ensino em sala de aula, o presente trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo dar destaque a história da Geometria e entender seu desenvolvimento, como surgiu e sua devida importância, como essa matéria está sendo tão pouco aproveitada em sala de aula. A geometria é uma área de estudo muito extensa de parte indispensável da matemática, pois sua importância é inquestionável, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio educativo do aluno. Neste contexto, abordou-se a relevância do uso da história da disciplina em sala de aula como uma ferramenta essencial para ensinar e exemplificar, tendo uma aula diferenciada e mais atrativa, o que significa que a forma de abordagem pode contribuir para o aumente de interesse pela disciplina. Buscou ainda mostrar que a geometria está presente em nossa vida e como ela evidência o dia-a-dia de todos. Tendo como meta despertar o interesse dos professores de matemática e alunos para um estudo mais aprofundado dos diversos conteúdos geométricos estudados no ensino fundamental e médio em diversos contextos. Dando importância nas formas dos polígonos, em um pouco da história, suas aplicações e em um trabalho diferenciado, prático e visual para um melhor ensino aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Garia Kozlowski Peixoto, Sra., Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduanda do curso de licenciatura em Matemática

Rafaela Menezes Braga Lima, Sra., Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduanda do curso de Licenciatura em matemática

Walber Christiano Lima da Costa, Sr., Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 565     PDF downloads: 567

Como Citar

PEIXOTO, Denise Garia Kozlowski; LIMA, Rafaela Menezes Braga; COSTA, Walber Christiano Lima da. GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E LÚDICA EM SALA DE AULA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 211–220, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.211-220. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/3. Acesso em: 27 abr. 2024.