Ensino da Matemática na Educação Infantil em Pesquisas da Região Norte do Brasil
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023016Keywords:
Educação, Educação Infantil., Educação Matemática, MatemáticaAbstract
O texto tem como finalidade identificar e analisar produções vinculadas ao ensino de matemática no âmbito da educação infantil produzidas em dissertações e teses nos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) de universidades (públicas e privadas) situadas na região Norte, no período de 2012 a 2022, fruto de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC) no âmbito do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O estudo apresentado está alinhado om os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional, buscando efetivar um mapeamento para identificar os seus objetivos, as opções metodológicas e as temáticas abordadas conforme o mapeamento teórico de Biembengut (2008). Para tal, foram acessados s repositórios dos programas de pós-graduação que tivessem vínculo com a Educação, Educação Matemática, Educação em Ciências e Matemática e outros afins, desde que atendessem aos pré-requisitos da pesquisa. Por fim, foram identificados poucos trabalhos produzidos no âmbito da região Norte e que pesquisas sobre a temática em questão são importantes tanto para a formação de professores que ensinarão matemática como para o contexto de pesquisa na pós-graduação. Por outro lado, reconhecer esse cenário proporciona potencialidades emergentes e urgentes para pesquisas no contexto da região Norte.
Downloads
Metrics
References
ALVES, A. L.; DENSE, L. S. A importância de trabalhar a matemática na educação infantil. In: II Conferência Nacional de Educação Matemática, I Encontro Nacional Pibid/Residência Pedagógica/Matemática-FACCAT, VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana (JOPEMAT). XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática. Taquara RS. 2019.
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática: constituição de suas múltiplas faces. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática Concepções & Movimentos. Brasília: Plano editora, 2003.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
MARTINS, E. P. S. Matemática para a educação infantil: criação de um modelo experimental de ensino da matemática através do software edi – educação infantil. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
PINTO, J. N. Cartas ao vento em rastros de afetos: narrativas de professoras da educação infantil. 2022. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2022.
QUARESMA, R. P. O ensino de matemática na educação infantil. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
SILVA, C. E. S. Jogos de linguagem na alfabetização matemática. 2021. 112 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Universidade Federal do Pará. Belém, 2021.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 204 PDF (Português (Brasil)) downloads: 102