Entre alcances e limites, a literatura infantil e a matemática na construção do conhecimento

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021006

Palavras-chave:

Educação Matemática, Literatura Infantil, Sequência Didática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho abordou uma vivência com alunos do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo era realizar uma sequência didática, a partir da leitura do livro “Só um minutinho”, de Ana Maria Machado, que possibilitasse a construção do conhecimento através da interdisciplinaridade com a literatura infantil, a matemática e a utilização de recursos concretos, de maneira a observar limites e alcances nos estudantes. A metodologia adotada é a engenharia didática (ALMOULOUD; COUTINHO, 2008). Quanto à indagação, investiga-se o uso da literatura infantil como uma possibilidade para construções de conhecimentos matemáticos de maneira significativa para os alunos. Como resultado, verificou-se que a atividade e a mediação aplicadas favoreceram efetivas aprendizagens, sendo observados alguns limites didáticos que possibilitaram novos olhares para com os alunos da turma e outras possibilidades de caminhos a serem seguidos pela docente regente da turma.

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Biografia do Autor

Bárbara Conceição da Silva, Secretaria Municipal de Educação/SME, Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica (PPGEB do Instituto de Aplicação da UERJ (CAp-UERJ). Professora na Secretaria Municipal de Educação/SME, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Luís Stobl, casa 131 – Freguesia – Jacarepágua – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Andreia Passos Ferreira, Colégio Pedro II (CP2), Rio de Janeiro

Especialização em Educação Infantil. Professora do Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II (CP2), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Barão de Bom Retiro, 726, Engenho Novo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabriela Félix Brião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, Endereço para correspondência: R. Barão de Itapagipe, 96 - Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ.

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Publicado

2021-10-24

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Como Citar

SILVA, Bárbara Conceição da; FERREIRA, Andreia Passos; BRIÃO, Gabriela Félix. Entre alcances e limites, a literatura infantil e a matemática na construção do conhecimento. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021006, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021006. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/79. Acesso em: 10 maio. 2024.