Conhecimento especializado do professor que ensina matemática para atribuir sentido à Medida

  • Marcos Paulo De Oliveira Unicamp
  • Arcanjo Miguel Jama António Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)
  • Beatriz Fernanda Litoldo Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)
  • Alessandra Rodrigues de Almeida Ponticífica Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Miguel Ribeiro Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)
Palavras-chave: Medidas. Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Unidades de Medida. Instrumentos de medida

Resumo

O presente trabalho tem por foco o conhecimento matemático especializado revelado por um grupo de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no âmbito da Medida. A Medida é um dos temas incluídos na Base Nacional Comum Curricular, e para desenvolver o conhecimento dos alunos nesse âmbito cumpre ao professor que ensina matemática um conhecimento especializado sobre o tema envolvendo, entre outros, definição, procedimentos e instrumentos de medição. Considerando que tais conhecimentos fazem parte de um conjunto de especificidades para a prática docente, assumimos a perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) tendo como foco aqui as dimensões do conhecimento matemático do professor. As informações foram coletadas por meio de gravações em áudio e vídeo no contexto de um Workshop e analisadas sob a lente teórica do modelo MTSK. Os resultados preliminares revelam que os professores sentem necessidade das noções de comparar e de uso de instrumentos de medidas, e mostram uma necessidade de diferenciação entre conceitos de procedimento e instrumento de medidas.


Publicado
2018-12-07