Um Panorama dos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura em Matemática, Cursos no Brasil

Resumo

A presente pesquisa traz um panorama dos cursos de formação inicial de professores de Matemática no Brasil em 2021. Trata-se de um estudo documental descritivo desenvolvido na abordagem quali-quantitativa, sendo a principal fonte de dados os Microdados do Censo da Educação Superior de 2021. A pesquisa mostra que, em 2021, dos 8.278 cursos de formação de professores de Matemática, apenas 456 (5,5%) era na modalidade presencial e 7.822 (94,5%) à distância (EaD), distribuídos de forma desigual pelas regiões brasileiras. Dos cursos presenciais, 72,6% eram vinculados a instituições públicas de ensino superior, enquanto 90,4% dos cursos EaD eram vinculados a instituições privadas. As universidades representavam 60% das instituições em que se encontravam vinculados os cursos de formação inicial de professores de Matemática no Brasil. Os referidos cursos contaram com 35.689 alunos ingressantes, dos quais dois terços matriculados na modalidade EaD.

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Biografia do Autor

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondâonia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Reginaldo Tudeia dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

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Como Citar

ULIANA, Marcia Rosa; SANTOS, Reginaldo Tudeia dos; LEITE, Eliana Alves Pereira; RIBEIRO, Emerson da Silva. Um Panorama dos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023012, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/153. Acesso em: 10 maio. 2024.