Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Processo de Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021002

Palavras-chave:

Matemática, Deficiência visual, Materiais didáticos

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados por licenciandos em Matemática com potencial de serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes do Ensino Médio com deficiência visual. Cabe elucidar que os materiais didáticos, apresentados e analisados neste estudo, foram desenvolvidos durante um curso de extensão que foi objeto de investigação e culminou em uma tese de doutorado. Trata-se de um estudo qualitativo em que são apresentados seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados para o processo de ensino-aprendizagem dos seguintes tópicos de conteúdos matemáticos do Ensino Médio para estudantes com deficiência visual: Função do Primeiro e Segundo Grau; Trigonometria; Geometria Plana; Geometria Espacial; Análise Combinatória; e, Matriz e Determinante. Ficou evidente que os licenciandos, quando sensibilizados e inteirados das demandas particulares dos estudantes com deficiência visual, conseguem planejar e desenvolver materiais didáticos de baixo custo e que atendem aos estudantes com deficiência visual no processo didático.

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Biografia do Autor

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Gerson de Souza Mól, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Universidade de Brasília - UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro - Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência. Parecerista de revistas científicas. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ. Editor da Revist da SBEnQ. Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva no Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-04-10

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Como Citar

ULIANA, Marcia Rosa; MÓL, Gerson de Souza. Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Processo de Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021002, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/97. Acesso em: 10 maio. 2024.