Um Panorama dos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012

Palabras clave:

Formação de professores, Licenciatura em Matemática, Cursos no Brasil

Resumen

A presente pesquisa traz um panorama dos cursos de formação inicial de professores de Matemática no Brasil em 2021. Trata-se de um estudo documental descritivo desenvolvido na abordagem quali-quantitativa, sendo a principal fonte de dados os Microdados do Censo da Educação Superior de 2021. A pesquisa mostra que, em 2021, dos 8.278 cursos de formação de professores de Matemática, apenas 456 (5,5%) era na modalidade presencial e 7.822 (94,5%) à distância (EaD), distribuídos de forma desigual pelas regiões brasileiras. Dos cursos presenciais, 72,6% eram vinculados a instituições públicas de ensino superior, enquanto 90,4% dos cursos EaD eram vinculados a instituições privadas. As universidades representavam 60% das instituições em que se encontravam vinculados os cursos de formação inicial de professores de Matemática no Brasil. Os referidos cursos contaram com 35.689 alunos ingressantes, dos quais dois terços matriculados na modalidade EaD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcia Rosa Uliana, Universidade Federal de Rondâonia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Reginaldo Tudeia dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Citas

BARRETTO, E. S. de S. Políticas de formação docente para a Educação Básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, p. 679-701, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6dBCYcmPwf9BM447tNpYpgR/?format=pdf&lang=pt.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Censo da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas Estatísticas Censo da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2021: Divulgação dos Resultados. Brasília: INEP, 2022c. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2022d. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese de Área Matemática (Licenciatura). ENADE 2021. Brasília: DAES, 2022e. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2021/Enade_2021_Relatorios_Sintese_Area_Matematica.pdf.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese da Área Matemática (Bacharel e Licenciatura). ENADE 2017. Brasília: DAES, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Matematica.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE/CP, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, de 06 de novembro de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: MEC/CNE/CES, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMES, M. L. M. Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 424-438, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/LyM7mqLktRFkMcYGWwKn4cF/?lang=pt.

GOMES, V.; MACHADO-TAYLOR, M. de L.; SARAIVA, E. V. O Ensino Superior no Brasil: breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, Recife, v. 42, n. 1, p. 127-152, 2018. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1647/1395.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 54, p. 95-99, abr./jun. 1992. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2186/1925.

MELLO, N. R.; MASCIA, M. A. A. mercantilização da Educação e a Educação a Distância. Revista Educação Pública, v. 20, n. 42, nov. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/42/mercantilizacao-da-educacao-e-a-educacao-a-distancia.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SORAES, F. Ensino de Matemática e docência nos oitocentos. In: FERREIRA, A. C.; BRITO, A. J.; MIORIM, M. Â. (orgs.). História de formação de professores que ensinaram Matemática no Brasil. Campinas: Ílion, 2012. p. 17-39.

SOUTO, R. M. A. Egressos da licenciatura em Matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 4, p. 1077-1092, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/6MkzxtkQbj7gNCyzFk4nrKr/?format=pdf&lang=pt.

Publicado

2023-12-20

Métricas


Visualizações do artigo: 101     PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

Cómo citar

ULIANA, Marcia Rosa; SANTOS, Reginaldo Tudeia dos; LEITE, Eliana Alves Pereira; RIBEIRO, Emerson da Silva. Um Panorama dos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023012, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/153. Acesso em: 22 nov. 2024.