A mais bela de todas as fórmulas em uma abordagem por meio dos Números Complexos

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019004

Palavras-chave:

Matemática, História da matemática, Números Complexos, Exponencial Complexa

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar em ordem histórica o surgimento dos números complexos até à mais bela de todas as fórmulas. Com o intuito de levar o leitor a percebê-los não apenas como se fossem símbolos matemáticos, mas como números com os quais se chega a respostas reais de problemas concretos. Como por exemplo, a resolução de equações do 3º grau, pelo método de Cardano-Tartaglia, onde ao fazer a tentativa de descobrir as soluções de uma dessas equações, eles se defrontaram com a raiz quadrada de um número negativo, porém por uma análise prévia descobriram que a equação possuía soluções. E este é o motivo para que possamos adotar esse tipo de resolução, desde que suponhamos a existência da raiz quadrada de um número negativo. Assim, esse artigo mostra o estabelecimento da existência das raízes quadradas de números negativos, denominados números complexos, uma breve explanação sobre a exponencial complexa e as discussões entre Jean Bernoulli e Leibniz sobre o tratamento de logaritmos de quantidades negativas, expressando alguns cálculos e argumentos de ambos. Iremos também abordar a contribuição de Leonhard Euler que chegou a uma definição espantosa onde não houve uma definição entre o certo e o errado. E finalmente apresentamos, o que na opinião de Euller, é a mais bela de todas as fórmulas, que encanta por sua simplicidade e seu desenvolvimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Thiago Beirigo Lopes, IFMT - Campus Confresa

Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Ademir Brandão Costa, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEC na Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE. Mestre pelo Programa Profissional de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Ensino de Matemática e Física pela UNINTER e especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado em Matemática pela UEPA. É membro do Conselho Editorial da Revista Gnosis Carajás. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA e da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás - SEMED/CC. Estuda e pesquisa sobre formação de professores e avaliação em larga escala no ensino de matemática, com foco na fração. Participa como estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores - GEPEMFOR, do(a) Universidade Federal do Tocantins na linha de pesquisa História da Matemática. É pesquisador pelo Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática - GEADM/PPGEC Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Caraj´ás (SEMED/CC)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2007), mestrado PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Tocantins (2021). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, experiência no ensino superior desde 2010. Pesquisa e atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação matemática, sequência didática, Fração e educação.

Referências

ÁVILA, Geraldo. Variáveis complexas e a[plicações. 3ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: SBM, 2002.

BOYER, Carl B. História da matemática. 2ª. ed. [S.l.]: Editora Edgard Blücher, 2012.

EVES, Howard Whitley. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. DOMINGUES. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2004.

GARBI, Gilberto G. O romance das equações algébricas. Viçosa: Editora Livraria da Física, 2010.

IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicações. 2ª. ed. São Paulo - SP: Editora Atual, v. 3, 2004.

IEZZI, Gelson. Fundamentos da matemática elementar 6: complexos, polinômios, equações. 6ª. ed. São Paulo - SP: Atual (Coleção fundamentos da matemática elementar), v. 6, 2013.

LIMA, Elon Lages et al. A matemática do ensino médio. 4ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: SBM, v. 3, 2004.

LIMA, Elon Lages. Meu professor de matemática e outras histórias. 5ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: SBM, 2012.

LOPES, Thiago Beirigo. Uma metodologia baseada na história para obtenção de conceito sobre Números Complexos. Palmas - TO: Dissertação de Mestrado – UFT, PROFMAT, 2014. Disponível em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1142/2012_00923_THIAGO_BEIRIGO_LOPES.pdf. Acesso em: 10 jun. 2015.

OLIVEIRA, Marcos Borges de. Abordagens históricas sobre Logaritmos. Cuiabá - MT: Dissertação de Mestrado – UFMT, PROFMAT, 2014. Disponível em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1225/2011_01009_MARCOS_BORGES_DE_OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 21 mar. 2015.

ROQUE, Tatiana; CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Tópicos de história da matemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: SBM, 2012.

Publicado

2019-10-05

Métricas


Visualizações do artigo: 147     PDF (Português (Brasil)) downloads: 97

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo; COSTA, Ademir Brandão; OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de. A mais bela de todas as fórmulas em uma abordagem por meio dos Números Complexos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 2, n. 2, p. e2019004, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/84. Acesso em: 22 nov. 2024.