Revisitando as Memórias de uma Professora de Matemática: a primeira experiência no estágio supervisionado
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020005Palavras-chave:
Narrativas formativas, Planejamento de aula, Professor reflexivoResumo
Este relato traz as reflexões de uma professora sobre as suas primeiras experiências durante o Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática (UNEMAT/Cáceres-MT). Tem-se como objetivo ressignificar sua primeira experiência com a docência, desenvolvida em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola periférica estadual na cidade de São José dos Quatro Marcos-MT. A revisitação das memórias deu-se pela sua participação no Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Professores (GIENEF), o qual desenvolveu, no ano de 2020, estudos com enfoque em narrativas formativas. Foram destacados aspectos relativos ao planejamento, à intervenção didática, à metodologia da aula, às relações interpessoais e à postura reflexiva da professora. A experiência como integrante de um grupo de pesquisa é apontada como favorecedora da construção de um perfil reflexivo, necessário para a compreensão das dificuldades, medos e expectativas que compõem as necessidades formativas.
Downloads
Metrics
Referências
CARVALHO, L.; SEMANA, S. Um plano de aula. Educação e Matemática, n. 121, p. 36-38, 2013. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2097/3213.
GALINDO, C. J. Necessidades formativas de professores: uma contribuição às pesquisas e às propostas formativas. Curitiba: CRV, 2020.
MARQUESIN, D. NACARATO, A. Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Interacções, v. 7, n. 18, p. 54-75, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/459.
NACARATO, A.M.; PASSOS, C. L. B.; SILVA, H. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, v. 28, n. 49, p. 701-716, ago., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/GLsVPRSxztTHH3yngYdg6nc/.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens - entre duas lógicas. Artmed, 1998.
PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.; PEREIRA; J. M. É mesmo necessário fazer planos de aula? Revista Educação e Matemática, n. 133, p. 26-35, mai./jun., 2015. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2292/2998.
PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: _________. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007, p. 45-60.
SCARLASSARI, N. T.; LOPES, C. E. Narrativas de professores de matemática em formação contínua. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 10, p. 215-229, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 77 PDF (Português (Brasil)) downloads: 52