Geoplano e os Quadriláteros Notáveis: um estudo a partir da Teoria de Van Hiele

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019005

Palavras-chave:

Materiais Manipuláveis, Geoplano, Teoria de Van Hiele, Geometria, Aprendizagem

Resumo

No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo foi identificar o processo de aprendizagem, segundo os níveis de Van Hiele, dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao utilizarem o Geoplano em atividades envolvendo conceitos sobre as propriedades dos quadriláteros notáveis. Apropriando-se da abordagem qualitativa, desenvolveu-se a investigação em três momentos: pré-teste, oficina e pós-teste. A pesquisa elegeu como questão norteadora: Como a Teoria de Van Hiele e o uso do Geoplano influenciam o processo de ensino e aprendizagem nos estudos de quadriláteros notáveis? Os dados mostraram que a utilização do Geoplano como recurso metodológico para o ensino de Geometria, tomando por base os níveis propostos por Van Hiele, favoreceu aos alunos progressão de aprendizagem em termos de apropriação dos conceitos sobre as propriedades dos quadriláteros notáveis.

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Biografia do Autor

FABRICIA NATES DOS SANTOS GALVÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista Demanda Social/CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

IVETE CEVALLOS, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Cavalhada 119, casa 3 – Cavalhada I Cáceres, MT, Brasil, CEP: 78216114. 

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Publicado

2019-11-10

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Como Citar

GALVÃO, FABRICIA NATES DOS SANTOS; CEVALLOS, IVETE. Geoplano e os Quadriláteros Notáveis: um estudo a partir da Teoria de Van Hiele. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 2, n. 2, p. e2019005, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019005. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/100. Acesso em: 2 maio. 2024.