Explorando a Estatística Descritiva com Alunos do Ensino Técnico Integrado no Ambiente Digital
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024012Palavras-chave:
Educação Estatística, Análise de Dados, Literacia Estatística, Ensino ProfissionalizanteResumo
O relato descreve uma sequência didático-pedagógica focada na exploração da Estatística Descritiva aliada às teorias estudadas na Educação Estatística, com destaque para a construção de histogramas no Excel. Durante o desenvolvimento da atividade, os alunos desempenharam um papel ativo: fizeram a coleta de dados, organizaram tabelas iniciais para o tratamento das informações, criaram seus próprios histogramas e preencheram um feedback sobre a atividade. Essa abordagem prática não apenas fortaleceu a literacia estatística, mas também estimulou a análise de dados, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de habilidades estatísticas. A participação ativa dos alunos estimulou o pensamento crítico, incentivando-os a analisar e interpretar os dados graficamente. Essas habilidades são essenciais no mundo atual, onde, frequentemente, há a necessidade de lidar com gráficos, tabelas e informações que exigem uma análise crítica.
Downloads
Métricas
Referências
ABE. Reflexões a respeito dos conteúdos de probabilidade e estatística na escola no Brasil- uma proposta. Recuperado em: http://www.redeabe.org.br/site/webroot/files/REFLEXOES%20CONTEUDOS%20DEB%20E%20ESTAT%20NA%20ESCOLA%20NO%20BRASIL%20DocFinal.pdf. 2015.
CAMPOS, C. R., JACOBINI, O. R., WODEWOTZKI, M. L. L., & FERREIRA, D. H. L. (2011). Educação Estatística no Contexto da Educação Crítica. BOLEMA, Rio Claro, volume 24, n. 39, p. 473-494.
CAMPOS, C. R., JACOBINI, O. R., WODEWOTZKI, M. L. L. Educação Estatística: Teoria e Prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2021.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A, C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6 edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2005.
OLIVEIRA, I. B. M. de; KISTEMANN JUNIOR, M. A. Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 877–891, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4890. Acesso em: 10 agost. 2024.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10 Edição. Editora LTC. 2008.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 47 PDF downloads: 24