Explorando a Estatística Descritiva com Alunos do Ensino Técnico Integrado no Ambiente Digital

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024012

Palabras clave:

Educação Estatística, Análise de Dados, Literacia Estatística, Ensino Profissionalizante

Resumen

O relato descreve uma sequência didático-pedagógica focada na exploração da Estatística Descritiva aliada às teorias estudadas na Educação Estatística, com destaque para a construção de histogramas no Excel. Durante o desenvolvimento da atividade, os alunos desempenharam um papel ativo: fizeram a coleta de dados, organizaram tabelas iniciais para o tratamento das informações, criaram seus próprios histogramas e preencheram um feedback sobre a atividade. Essa abordagem prática não apenas fortaleceu a literacia estatística, mas também estimulou a análise de dados, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de habilidades estatísticas. A participação ativa dos alunos estimulou o pensamento crítico, incentivando-os a analisar e interpretar os dados graficamente. Essas habilidades são essenciais no mundo atual, onde, frequentemente, há a necessidade de lidar com gráficos, tabelas e informações que exigem uma análise crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Martins dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Matemática pela UFSJ. Professor de Matemática no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (CEFET-MG).

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Matemática pela UNESP. Professor de Matemática no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (CEFET-MG).

Arthur Ferreira Borges , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Estudante do ensino médio técnico no CEFET, cursando o terceiro ano na área de Mecânica. Membro ativo da iniciação científica júnior na instituição, concentrando seus esforços na pesquisa em Estatística. Premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e em outras competições matemáticas.

Citas

ABE. Reflexões a respeito dos conteúdos de probabilidade e estatística na escola no Brasil- uma proposta. Recuperado em: http://www.redeabe.org.br/site/webroot/files/REFLEXOES%20CONTEUDOS%20DEB%20E%20ESTAT%20NA%20ESCOLA%20NO%20BRASIL%20DocFinal.pdf. 2015.

CAMPOS, C. R., JACOBINI, O. R., WODEWOTZKI, M. L. L., & FERREIRA, D. H. L. (2011). Educação Estatística no Contexto da Educação Crítica. BOLEMA, Rio Claro, volume 24, n. 39, p. 473-494.

CAMPOS, C. R., JACOBINI, O. R., WODEWOTZKI, M. L. L. Educação Estatística: Teoria e Prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2021.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A, C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6 edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2005.

OLIVEIRA, I. B. M. de; KISTEMANN JUNIOR, M. A. Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 877–891, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4890. Acesso em: 10 agost. 2024.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10 Edição. Editora LTC. 2008.

Publicado

2024-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF (Português (Brasil)) downloads: 24

Cómo citar

SANTOS, Luiz Gustavo Martins dos; OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; BORGES , Arthur Ferreira. Explorando a Estatística Descritiva com Alunos do Ensino Técnico Integrado no Ambiente Digital . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024012, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024012. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/159. Acesso em: 22 nov. 2024.