Sentidos e implicações da prática como componente curricular na formação inicial do professor de Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019003Palabras clave:
Currículo e Formação de Professores de Matemática, Concepção do Professor Formador, UNEMAT - CáceresResumen
Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso defendido no ano de 2017, que teve como objetivo compreender a abordagem da prática como componente curricular no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Unemat/Cáceres, que foi implementado em 2014/1, e explorar as concepções dos professores formadores sobre o papel dela na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e de campo. Analisaram-se o PPC de 2014 da referida licenciatura e as entrevistas de três formadores. A partir da análise dos dados, conclui-se que, no papel, o problema da dicotomia entre teoria e prática parece estar resolvido. No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados para que essa articulação seja efetivamente refletida na prática docente do formador, visto que alguns professores acreditam que a articulação da prática como componente curricular é responsabilidade exclusiva das disciplinas pedagógicas.
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