Os Educadores e as Tendências em Educação Matemática: algumas abordagens utilizadas no Ensino Fundamental e Médio para despertar o interesse dos estudantes

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021013

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tendências em Educação Matemática, Educadores

Resumo

Neste artigo, trata-se das tendências em Educação Matemática e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. É resultado de pesquisa de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela UNEMAT na modalidade de Educação a Distância. O objetivo geral visa analisar as tendências utilizadas pelos educadores para ensinar matemática na Educação Básica e investigar suas possíveis contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do município de Alto Boa Vista – MT, cujos sujeitos participantes foram educadores que ensinam matemática na Educação Básica, com os quais foi feita uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados mostram que os educadores usam algumas Tendências em Educação Matemática e acreditam que elas possam despertar o interesse dos educandos em aprender a Matemática que lhes é ensinada.

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Biografia do Autor

Michelle Stefanello Vendruscolo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Câmpus “Jane Vanini”, no qual ministra aulas na licenciatura em Matemática.  Docente Credenciada no PPGEdu/UNEMAT, em Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 

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Publicado

2021-12-28

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Como Citar

VENDRUSCOLO, Michelle Stefanello; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Os Educadores e as Tendências em Educação Matemática: algumas abordagens utilizadas no Ensino Fundamental e Médio para despertar o interesse dos estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021013, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021013. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/162. Acesso em: 9 maio. 2024.