Reflexões a partir do Estágio de Docência sobre a formação inicial de professores de Física e Matemática do IFAC/CCS

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023018

Palavras-chave:

Formação inicial de Professores, Estágio em Docência, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática

Resumo

Neste artigo, é apresentado reflexões sobre a formação inicial de professores de Física e Matemática como resultado do Estágio de Docência realizado em 2023/1 por um doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. O Estágio ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/Campus Cruzeiro do Sul em duas disciplinas nas licenciaturas em Física e Matemática. Utilizando-se do método fenomenológico, este trabalho busca compreender as contribuições das disciplinas de Didática Geral e Docência e Desenvolvimento Profissional para a formação inicial de professores. Conclui-se que a Didática Geral na Licenciatura em Física, possibilita ao graduando fundamentação teórica que os subsidia na elaboração de aulas para a Educação Básica. Na disciplina de Docência e Desenvolvimento Profissional, os graduandos obtiveram, além dos conhecimentos específicos, saberes experienciais em sala de aula e conhecimento quanto à formação docente.

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Biografia do Autor

Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) lotado no Campus “Cruzeiro do Sul” – Cruzeiro do Sul/Acre, no qual ministra aulas na licenciatura em Matemática e Física.

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Campus “Jane Vanini” - Cáceres, no qual ministra aulas na licenciatura em Matemática. Docente credenciada no PPGEdu/UNEMAT, em Cáceres, Mato Grosso, Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Docência e Formação (GFORDOC).

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Publicado

2023-12-30

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Como Citar

BATISTA, Orleinilson Agostinho Rodrigues; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Reflexões a partir do Estágio de Docência sobre a formação inicial de professores de Física e Matemática do IFAC/CCS . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023018, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023018. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/164. Acesso em: 10 maio. 2024.