OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE DERIVADA
UMA ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS PRESENTES EM OBRAS PUBLICADAS NA BDTD
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.127-151Palabras clave:
Objetos de Aprendizagem; Softwares educacionais; Derivada.Resumen
O presente trabalho visa por meio de uma pesquisa de carater qualititivo, identificar em obras públicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) datadas entre o espaço temporal de 2000 a 2018 voltadas para o ensino de Derivada, o texto norteador dos discursos constituidos, sobre tudo, os relacionados ao uso de Objetos de Aprendizagem (OAs). Para tal finalidade, constituímos objetivos específicos que são respondidas em cada leitura das obras em estudo (com recortes na integra de trechos que as atendem), constituindo os excertos a serem analisados por meio da Analise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) apoiadas com procedimentos adotados na Análise do Conteúdo (AC) de Moraes (1999). A escolha deste apoio se deve a viabilidade de suas ferramentas para organização e compreensão dos excertos a serem analisados por meio da ATD. Como principal resultado, constatamos a categoriazação das obras em quatro diferentes modalidades de ensino para as quais são voltadas: Ensino Médio; Licenciatura em Matemática; Mestrado; e Geral. Ainda, a não possibilidade de formatação de apenas um texto norteador, tendo em vista a diversidade de variáveis e finalidades identificadas. Este estudo esta vinculado a Pesquisa "Tecnologias Digitais na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática" realizada junto a Universidade Estadual de Mato Grosso, que se interessa em investigar o uso de TDs no estudo e ensino de Matemática, sobre tudo, para contribuir com a formação inicial de professores de Matemática.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 285 pdf (Português (Brasil)) downloads: 310