Reflexões a partir do Estágio de Docência sobre a formação inicial de professores de Física e Matemática do IFAC/CCS
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023018Palabras clave:
Formação inicial de Professores, Estágio em Docência, Licenciatura em Física, Licenciatura em MatemáticaResumen
Neste artigo, é apresentado reflexões sobre a formação inicial de professores de Física e Matemática como resultado do Estágio de Docência realizado em 2023/1 por um doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. O Estágio ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/Campus Cruzeiro do Sul em duas disciplinas nas licenciaturas em Física e Matemática. Utilizando-se do método fenomenológico, este trabalho busca compreender as contribuições das disciplinas de Didática Geral e Docência e Desenvolvimento Profissional para a formação inicial de professores. Conclui-se que a Didática Geral na Licenciatura em Física, possibilita ao graduando fundamentação teórica que os subsidia na elaboração de aulas para a Educação Básica. Na disciplina de Docência e Desenvolvimento Profissional, os graduandos obtiveram, além dos conhecimentos específicos, saberes experienciais em sala de aula e conhecimento quanto à formação docente.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, M. I. de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 2012. Reimpressão, 1° ed. São Paulo: Cortez, 2021.
ARRUDA, C. P. O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas: o caso da licenciatura em Matemática do IFG. 2018. 159 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/o-que-dizem-os-professores-formadores-sobre-a-identidade-profissional-saberes-e-praticas-o-caso-da-licenciatura-em-matematica-do-ifg/. Acesso em 25 de março de 2024.
BRASIL, Lei n.°9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional Brasília: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 8 de janeiro de 2022.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2019 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF.
BRISOLLA, L. S.; ASSIS, R. M. de. O planejamento de Ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Revista Espaço do Currículo (online). João Pessoa, v. 13, n. Especial. p. 956-966, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/45583/32567. Acesso: 10 de janeiro de 2024.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria n.º 076, de 14 de abril de 2010. Dispõe sobre a aprovação do regulamento para o Programa de Demanda Social. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 abril 2010. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=741. Acesso em: 11 de dezembro de 2023.
CYRINO, M. C. de C. T. Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de Matemática In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 77- 88.
FARIAS, I. M. S. de; SALES, J. de O. C. B.; BRAGA, M. M. S. de C.; FRANÇA, M. do S. L. M. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 3° ed. Nova ortografia, Brasília: Liber Livro, 2011.
FIRMIANO, E. P. Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Programa de Educação em Células Cooperativas. Apostila. 2011. Disponível em https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA %20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf . Acesso em: 10 de julho de 2023
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2011. Reimpressão, 9° ed. São Paulo: Cortez, 2021.
LIMA, J. O. G. de; LEITE, L. R. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 100, n. 256, p.753-767, set./dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986 Acesso em: 12 de novembro de 2023.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 7-26.
PASSOS, É. O.; TAKAHASHI, E. K. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n° 251, p. 172-188, jan./abr. 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Cruzeiro do Sul: IFAC, 2017. Disponível: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-cruzeiro-do-sul/graduacao/copy3_of_tecnico-integrado-em-edificacoes. Acesso: 10 de janeiro de 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cruzeiro do Sul: IFAC, 2018. Disponível: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-cruzeiro-do-sul/graduacao/copy2_of_tecnico-integrado-em-edificacoes. Acesso: 10 de janeiro de 2024.
SADA, C. M. A avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática: o que dizem documentos, professores e alunos? 2017. 342f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_a4d2983eabd0683e6ea1544654908712/Description
SERAFIM SILVA, E. A integração das tecnologias à licenciatura em matemática: percepções do professor formador sobre dificuldades e desafios para a formação inicial. 2017. 199f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2768
SILVESTRE, V. S. A formação de formadores em pauta: um olhar para a produção do programa de Mestrado Profissional em educação da PUC-SP. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12675
STAMBERG, C. da S. O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência. 2017 182 f. Tese (Doutorado) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIJ_7d12dca75248bf88a63e9f04c22ec690
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S.l.], v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007. v4. 128. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/128. Acesso em 11 de janeiro de 2024.
VILELA, P. S. J.; SOUSA, R. C.; ARANHA, C. P.; GUERINI, S. C. Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 261–280, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2540. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540. Acesso em: 12 de janeiro de 2024.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 73 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41