LIVRO_ FASES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
SALA DE AULA E INTERNET EM MOVIMENTO
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.1-6Keywords:
Tecnologias DigitaisAbstract
BORBA, M. C; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 152p.
O livro Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática é um convite à reflexão sobre as influências da internet e outras tecnologias na sala de aula ao longo dos últimos 35 anos. O movimento denominado Educação Matemática. Os autores discutem ao longo dos cinco capítulos, quatro fases do uso das tecnologias digitais em Educação Matemática. O texto é fundamentado na visão epistemológica associada ao constructo teórico “seres-humanos-com-mídias” proposto por Borba (1993, 1999); Villarreal e Borba (2005), o qual considera o conhecimento como uma produção coletiva formada por professores, alunos, internet, celulares, softwares que se relacionam mutualmente. Com esse enfoque os autores buscam discutir o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Assim como, essa abordagem pode contribuir para a compreensão de professores e pesquisadores a respeito das transformações ocorridas na aprendizagem, influenciada pelo acesso e utilização das tecnologias digitais. Ao iniciar a obra, os autores destacam o contexto histórico, cultural de alguns problemas educacionais e as mudanças tecnológicas ocorridas ao longo das últimas décadas, assim como seus impactos e limitações no contexto de ensino.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 5768 pdf (Português (Brasil)) downloads: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4854