Cartoons no ensino de Matemática

um projeto de ensino desenvolvido no estágio supervisionado

  • DANIELY CRISTHINA SANDRI IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • VERA CRISTINA DE QUADROS IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • PAMELLA ALESKA DA SILVA SANTOS IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • ANA PAULA TRUZZI MAUSO IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Estágio Curricular Supervisionado, Seres-humanos-com-mídias, Cartoons matemáticos

Resumo

Neste trabalho, objetivamos socializar nossa experiência na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decurso do segundo semestre letivo de 2017. Nesse estágio, vivenciamos o trabalho docente através da execução de um projeto de ensino envolvendo Matemática e tecnologias digitais, intitulado “Cartoons no ensino de Matemática” como facilitador da aprendizagem..  Para conseguirem criar seus cartoons, os alunos precisaram estudar muito o conteúdo matemático, além de aprenderem muito mais: sobre os softwares, sobre como trabalhar em grupo, sobre como utilizar a internet como fonte de pesquisa, a usar sua criatividade. O projeto foi além de seu objetivo, sendo inspiração para outras professoras de Matemática pensarem em diversificar suas aulas. A realização do estágio por meio de projeto de ensino possibilitou integrar ensino e pesquisa, tornando mais rica e profícua nossa formação docente.

Publicado
2018-12-07