GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E LÚDICA EM SALA DE AULA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.211-220Keywords:
Educação Matemática, História e Filosofia da matemática, Geometria, LudicidadeAbstract
O ensino da Geometria ao passar dos anos vem sendo cada vez menor, não tendo nas escolas a preocupação da importância do seu ensino em sala de aula, o presente trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo dar destaque a história da Geometria e entender seu desenvolvimento, como surgiu e sua devida importância, como essa matéria está sendo tão pouco aproveitada em sala de aula. A geometria é uma área de estudo muito extensa de parte indispensável da matemática, pois sua importância é inquestionável, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio educativo do aluno. Neste contexto, abordou-se a relevância do uso da história da disciplina em sala de aula como uma ferramenta essencial para ensinar e exemplificar, tendo uma aula diferenciada e mais atrativa, o que significa que a forma de abordagem pode contribuir para o aumente de interesse pela disciplina. Buscou ainda mostrar que a geometria está presente em nossa vida e como ela evidência o dia-a-dia de todos. Tendo como meta despertar o interesse dos professores de matemática e alunos para um estudo mais aprofundado dos diversos conteúdos geométricos estudados no ensino fundamental e médio em diversos contextos. Dando importância nas formas dos polígonos, em um pouco da história, suas aplicações e em um trabalho diferenciado, prático e visual para um melhor ensino aprendizado.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 729 PDF (Português (Brasil)) downloads: 630