Revisitando as Memórias de uma Professora de Matemática: a primeira experiência no estágio supervisionado

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020005

Palavras-chave:

Narrativas formativas, Planejamento de aula, Professor reflexivo

Resumo

Este relato traz as reflexões de uma professora sobre as suas primeiras experiências durante o Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática (UNEMAT/Cáceres-MT). Tem-se como objetivo ressignificar sua primeira experiência com a docência, desenvolvida em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola periférica estadual na cidade de São José dos Quatro Marcos-MT. A revisitação das memórias deu-se pela sua participação no Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Professores (GIENEF), o qual desenvolveu, no ano de 2020, estudos com enfoque em narrativas formativas. Foram destacados aspectos relativos ao planejamento, à intervenção didática, à metodologia da aula, às relações interpessoais e à postura reflexiva da professora. A experiência como integrante de um grupo de pesquisa é apontada como favorecedora da construção de um perfil reflexivo, necessário para a compreensão das dificuldades, medos e expectativas que compõem as necessidades formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jennifer Boscato Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora do Departamento de Matemática da UNEMAT, Câmpus “Jane Vanini”, Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Ivete Cevallos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Pesquisadora do GIENEF.br/CNPq.

Camila José Galindo, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Araras, São Paulo, Brasil. Líder do GIENEF.br/CNPq.

Referências

CARVALHO, L.; SEMANA, S. Um plano de aula. Educação e Matemática, n. 121, p. 36-38, 2013. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2097/3213.

GALINDO, C. J. Necessidades formativas de professores: uma contribuição às pesquisas e às propostas formativas. Curitiba: CRV, 2020.

MARQUESIN, D. NACARATO, A. Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Interacções, v. 7, n. 18, p. 54-75, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/459.

NACARATO, A.M.; PASSOS, C. L. B.; SILVA, H. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, v. 28, n. 49, p. 701-716, ago., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/GLsVPRSxztTHH3yngYdg6nc/.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens - entre duas lógicas. Artmed, 1998.

PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.; PEREIRA; J. M. É mesmo necessário fazer planos de aula? Revista Educação e Matemática, n. 133, p. 26-35, mai./jun., 2015. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2292/2998.

PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: _________. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007, p. 45-60.

SCARLASSARI, N. T.; LOPES, C. E. Narrativas de professores de matemática em formação contínua. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 10, p. 215-229, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Métricas


Visualizações do artigo: 42     PDF downloads: 26

Como Citar

GOMES, Jennifer Boscato; CEVALLOS, Ivete; GALINDO, Camila José. Revisitando as Memórias de uma Professora de Matemática: a primeira experiência no estágio supervisionado. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 3, p. e2020005, 2020. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020005. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/118. Acesso em: 2 maio. 2024.