A ETNOMATEMÁTICA E A INSTALAÇÃO DA HORTA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE MATO GROSSO
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.34-45Palavras-chave:
Etnomatemática. Educação escolar quilombola. Ensino de matemática. Saberes quilombolas.Resumo
Este relato de experiência apresenta as atividades realizadas nas aulas de matemática durante a instalação da horta em uma escola quilombola. A horta foi instalada na Escola Estadual Quilombola Professora Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento-MT. Os estudantes de algumas turmas da escola participaram das atividades da horta, este trabalho discorre sobre as atividades desenvolvidas sob a orientação da professora de matemática, cujo objetivo da aula foi conhecer os saberes da comunidade na construção dos canteiros da horta e as suas aproximações aos conceitos geométricos presentes no currículo da matemática. Metodologicamente é um estudo qualitativo, do tipo etnográfico amparado em Geertz (2008). No campo teórico nos ancoramos em Castilho (2011), Freire (2011) e D’Ambrósio (1998). Os resultados apresentados durante as aulas que fizeram parte do processo da instalação da horta nos revelam que são possíveis as aproximações dos saberes locais da comunidade com os saberes científicos estabelecidos no currículo da Matemática, a fim de que o conhecimento transcenda do local para o universal, estratégia defendida pelos pressupostos da Etnomatemática (D’AMBRÓSIO, 1998). A experiência relatada neste trabalho aponta para as possibilidades da inserção dos saberes locais da comunidade quilombola na construção de um currículo específico para este espaço escolar, em que a proposta seja a valorização dos saberes quilombolas em convergência com o conhecimento científico universal.
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