Palhixo Afro EEQTCA: Integrando Sustentabilidade e Cultura Quilombola através do Ensino de Matemática na Redução de Resíduos Sólidos

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022007

Palavras-chave:

Medidas não padronizadas, Etnomatemática, Ciências e saberes quilombolas

Resumo

Este relato de experiência destaca os resultados alcançados em um projeto de ensino que visou diminuir o impacto do acúmulo de resíduos sólidos na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, MT. O projeto, denominado "Palhixo Afro EEQTCA", envolveu alunos do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) e teve como foco a promoção de aulas de matemática combinadas com as práticas de descarte mais sustentáveis. A abordagem interligou conceitos matemáticos com a rica cultura da comunidade, contribuindo assim para uma melhor compreensão dos componentes curriculares da Parte Diversificada 'Ciências e Saberes Quilombolas'. Além de abordar questões ambientais, este projeto desempenhou um papel de relevância no contexto social e sustentável da comunidade escolar e na comunidade rural quilombola de Mata Cavalo.

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Biografia do Autor

Claudiceia Celeste da Silva, Escola Estadual Tereza Conceição Arruda

Mestranda pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Mestrado em Ensino( PPGEn/CBA/IFMT). Linha de Pesquisa: Ensino Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias. Possui graduação em Ciências/Matemática pela Universidade de Cuiabá (2002) e Especialização em Modelagem em Matemática, para o Ensino Médio,(2003), pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é graduanda da UFMT no curso de licenciatura em Tecnologia Educacional e professora da Escola Quilombola Tereza Conceição de Arruda, em Nossa Senhora do Livramento- MT.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, IFMT

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá

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Publicado

2022-12-05

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Como Citar

SILVA, Claudiceia Celeste da; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Palhixo Afro EEQTCA: Integrando Sustentabilidade e Cultura Quilombola através do Ensino de Matemática na Redução de Resíduos Sólidos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022007, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/127. Acesso em: 6 maio. 2024.