Cartoons no ensino de Matemática

um projeto de ensino desenvolvido no estágio supervisionado

Autores

  • DANIELY CRISTHINA SANDRI daniely.sandri@gmail.com
    IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • VERA CRISTINA DE QUADROS vera.quadros@cnp.ifmt.edu.br
    IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • PAMELLA ALESKA DA SILVA SANTOS pamella.santos@cnp.ifmt.edu.br
    IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS
  • ANA PAULA TRUZZI MAUSO ana.mauso@cnp.ifmt.edu.br
    IFMT/CAMPO NOVO DO PARECIS

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.196-206

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Estágio Curricular Supervisionado, Seres-humanos-com-mídias, Cartoons matemáticos

Resumo

Neste trabalho, objetivamos socializar nossa experiência na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decurso do segundo semestre letivo de 2017. Nesse estágio, vivenciamos o trabalho docente através da execução de um projeto de ensino envolvendo Matemática e tecnologias digitais, intitulado “Cartoons no ensino de Matemática” como facilitador da aprendizagem..  Para conseguirem criar seus cartoons, os alunos precisaram estudar muito o conteúdo matemático, além de aprenderem muito mais: sobre os softwares, sobre como trabalhar em grupo, sobre como utilizar a internet como fonte de pesquisa, a usar sua criatividade. O projeto foi além de seu objetivo, sendo inspiração para outras professoras de Matemática pensarem em diversificar suas aulas. A realização do estágio por meio de projeto de ensino possibilitou integrar ensino e pesquisa, tornando mais rica e profícua nossa formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 284     PDF (Português (Brasil)) downloads: 232

Como Citar

SANDRI, DANIELY CRISTHINA; QUADROS, VERA CRISTINA DE; SANTOS, PAMELLA ALESKA DA SILVA; MAUSO, ANA PAULA TRUZZI. Cartoons no ensino de Matemática: um projeto de ensino desenvolvido no estágio supervisionado. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n. 2, p. 196–206, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.196-206. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/29. Acesso em: 22 nov. 2024.