Os Educadores e as Tendências em Educação Matemática: algumas abordagens utilizadas no Ensino Fundamental e Médio para despertar o interesse dos estudantes

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021013

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tendências em Educação Matemática, Educadores

Resumo

Neste artigo, trata-se das tendências em Educação Matemática e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. É resultado de pesquisa de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela UNEMAT na modalidade de Educação a Distância. O objetivo geral visa analisar as tendências utilizadas pelos educadores para ensinar matemática na Educação Básica e investigar suas possíveis contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do município de Alto Boa Vista – MT, cujos sujeitos participantes foram educadores que ensinam matemática na Educação Básica, com os quais foi feita uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados mostram que os educadores usam algumas Tendências em Educação Matemática e acreditam que elas possam despertar o interesse dos educandos em aprender a Matemática que lhes é ensinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Michelle Stefanello Vendruscolo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Câmpus “Jane Vanini”, no qual ministra aulas na licenciatura em Matemática.  Docente Credenciada no PPGEdu/UNEMAT, em Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, São Paulo, Editora Contexto, 2002.

COUCEIRO, K. C. U. dos S. Metodologia do ensino da matemática. Curitiba: Fael, 2015.

D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação. Reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo. Summus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. de. Tendências em educação matemática. 2. ed. - Palhoça: UnisulVirtual, 2005. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/22126/1/fulltext.pdf Acesso em: Abril de 2020.

JUNIOR, V. R.; LOVIS, K. A.; FIGUEIREDO, J. W.; COMUNELLO, J. Alternativas para o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino médio. In. Anais do VIII MICTI. Santa Rosa do Sul (RS), 2015.

JUSTI, J. C. Etnomatemática: uma proposta pedagógica contextualizada. In: Anais XII ENEM/SBEM. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-7.html. Acesso em: 09 abr. 2020.

LOPES, A. R. L. V.; BORBA, M. de C. Tendências em educação matemática. In.: Revista Roteiro, Chapecó, n. 32, p. 49-61, jul./dez. 1994. (Impressa).

LUCENA, R. da S. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALHEIROS, A. P. dos Santos. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática. v. 9, n. 21, 28 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1685. Acesso em: 09 abr. 2020.

MARQUES, A. C.; CAETANO, J. da S. Utilização da informática na sala de aula. In: MERCADO, L. P. L. (Org). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MAZUR, S. M. L. As diferentes tendências em educação matemática e o seu significado para o estudo dessa ciência. 2012. 42 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas de aprendizagem. Ed. rev. e aum. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

NUNES, Â. M.; HLENKA, V. Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática. Repertório de Outras Coleções Abertas. Medianeira (PR): UTFPR, Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino), 2015. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14393. Acesso em: 10 abr. 2020.

NUNES, C. B.; SANTANA, E. R. dos S. Resolução de problemas: um caminho para fazer e aprender matemática. Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Canoas (RS), v. 19, n. 1, p. 2-19, jan./fev. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2136/2273 . Acesso em: 9 abr. 2020.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTES, E. A. S. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos. Sorocaba (SP): UFSCAR, v. 2, n. 2, p. 109-115, mai.-ago. 2018. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76/107 . Acesso em: 10 abr. 2020.

POSAMENTEIR, A, S., KRULIK, S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014.

RICHIT, A.; ALBERTI, L. A. Tendências no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental: abordagens evidenciadas em livros didáticos. Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC): UFSC/MTM/PPGECT, v.12, n.1, p. 145-172, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2017v12n1p145. Acesso em: 09 abr. 2020.

SILVA, W. G. da; SILVA, A. G. da. O ensino de matemática mediado por softwares e aplicativos: algumas abordagens nos livros didáticos do ensino médio. Pedagogia em Foco. Iturama (MG): FACFAMA, v.14, n.12, p. 72-86, jul.-dez. 2019. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467/388. Acesso em: 10 abr. 2020.

SULEIMAN, A. R. Concepções dos professores em relação à matemática, a seu ensino e às dificuldades dos alunos. Acta Scientiae, Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Canoas (RS): ULBRA, v.18, n.2, p. 371-397, maio-ago. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1979/1615 . Acesso em: 10 abr. 2020.

VALVERDE, L. P. Educação Matemática II. Salvador: UNEB/ EAD, 2009.

Publicado

2021-12-28

Métricas


Visualizações do artigo: 135     PDF (Português (Brasil)) downloads: 72

Como Citar

VENDRUSCOLO, Michelle Stefanello; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Os Educadores e as Tendências em Educação Matemática: algumas abordagens utilizadas no Ensino Fundamental e Médio para despertar o interesse dos estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021013, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021013. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/162. Acesso em: 22 nov. 2024.