DIFICULDADES COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.78-91Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem. Retenção e Evasão. Metodologia Ativa. Desenvolvimento Metacognitivo.Resumo
O presente ensaio busca discutir o levantamento dos resultados evidenciados a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre a dificuldade de aprendizagem de matemática em estudantes de cursos superiores. A busca realizada evidenciou que há um alto índice de dificuldade nas disciplinas exatas, especialmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. As pesquisas evidenciaram dificuldades desde a educação básica. Aliado a essa problemática há outros fatores como: falta de incentivo dos professores, a baixa atratividade da profissão, as frequentes reprovações, a desmotivação com os estudos e também fatores pessoais que levam os estudantes a evadir dos cursos precocemente, de acordo com as pesquisas. Nesse sentido, há a necessidade de aplicar estratégias para amenizar tal problema. Nesse ensaio, propomos a utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento metacognitivo a fim de conscientizar os estudantes dos processos cognitivos, com o intuito de tentar diminuir os altos índices de retenção e consequente evasão.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 436 PDF (Português (Brasil)) downloads: 554