DIFICULDADES COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Cristine Moraes dos Anjos cristine.anjos@cfs.ifmt.edu.br
    UFMT
  • Mariana Figueira Secafim marianasecafim@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.78-91

Palabras clave:

Dificuldade de Aprendizagem. Retenção e Evasão. Metodologia Ativa. Desenvolvimento Metacognitivo.

Resumen

O presente ensaio busca discutir o levantamento dos resultados evidenciados a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre a dificuldade de aprendizagem de matemática em estudantes de cursos superiores. A busca realizada evidenciou que há um alto índice de dificuldade nas disciplinas exatas, especialmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. As pesquisas evidenciaram dificuldades desde a educação básica. Aliado a essa problemática há outros fatores como: falta de incentivo dos professores, a baixa atratividade da profissão, as frequentes reprovações, a desmotivação com os estudos e também fatores pessoais que levam os estudantes a evadir dos cursos precocemente, de acordo com as pesquisas. Nesse sentido, há a necessidade de aplicar estratégias para amenizar tal problema. Nesse ensaio, propomos a utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento metacognitivo a fim de conscientizar os estudantes dos processos cognitivos, com o intuito de tentar diminuir os altos índices de retenção e consequente evasão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mariana Figueira Secafim, Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante do Mestrado em educação da Universidade federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 436     PDF (Português (Brasil)) downloads: 554

Cómo citar

DOS ANJOS, Cristine Moraes; SECAFIM, Mariana Figueira. DIFICULDADES COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 1, p. 78–91, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.78-91. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/16. Acesso em: 22 nov. 2024.