Potencialidades de um ambiente de aprendizagem envolvendo Projetos de Modelagem e produção de vídeos no Ensino Fundamental
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024007Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Projetos de Modelagem, Tecnologias Digitais, Produção de VídeosResumo
Neste artigo temos como objetivo identificar potencialidades de uma prática desenvolvida no Ensino Fundamental envolvendo Projetos de Modelagem Matemática e produção de vídeos por estudantes. A prática analisada foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola estadual em Porto Alegre (RS), e consistiu na produção de Projetos de Modelagem por estudantes a partir de temas de sua escolha. Ao final da proposta, os estudantes deveriam produzir vídeos apresentando seus projetos. A metodologia adotada no estudo caracteriza-se como qualitativa e, a partir da análise dos dados produzidos em áudio, vídeo e texto, foram apontadas potencialidades relacionadas à possibilidade de estudantes escolherem temas de seu interesse, ao uso de dados prontos, à criação de um cenário para investigação e à possibilidade que a mídia vídeo ofereceu para destacar a originalidade das estudantes.
Downloads
Metrics
Referências
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 268 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2001.
BORBA, M. C. Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM - Mathematics Education, [s. l.], v. 41, n. 4, p. 453–465, 2009.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, p. 127-160.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modelling, Experimentation and Visualization. New York: Springer, 2005, 232 p.
BRÊDA, L. Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 out. 2022. Disponível em: https://folha.com/zqboy9kv Acesso em: 14 mar. 2023.
CAMPOS, A. C. F.; SANT’ANA, M. F. Modelagem Matemática na Licenciatura em Matemática: análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento. VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 63–80, 2020.
CANEDO JUNIOR, N. R. A Participação do Vídeo Digital nas Práticas de Modelagem quando o Problema é Proposto com essa Mídia. 2021. 194 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2021.
D’AMBROSIO, U. Prefácio para Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, de M. C. Borba e J. L. Araújo (Orgs.). 6ª ed., p. 11-22. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 935–962, 2012.
DOMINGUES, N. S. O Papel do Vídeo nas Aulas Multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2014.
ENGELBRECHT, J.; LLINARES, S.; BORBA, M.C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM Mathematics Education, n. 52, p. 825–841, 2020.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
KAPCZYNSKI, E. R. Produção de vídeos a partir de Projetos de Modelagem: potencialidades e limitações de uma abordagem no Ensino Fundamental. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática Online: a elaboração de Projetos de Modelagem. 2008, 187 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2008.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
MONTENEGRO, C. M. Projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital no Ensino Fundamental: alunos em um sistema de atividade. 130 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020.
MONTENEGRO, C. M.; SOARES, D. S. Projetos de Modelagem com alunos do Ensino Fundamental: contradição em um sistema de atividade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–22, 2021.
NEVES, L. X.; SILVA, W. H. M.; BORBA, M. C.; NAITZKI, B. I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: Uma Classificação. JIEEM [s.l.], v.13, n.1, p. 6-16, 2020.
PEIXOTO, T.; COPETTI, E. A.; LAMB, A.; SOARES, D. S. Intervenções de Professores em Ambientes de Modelagem Matemática: um relato de experiência. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão (PR), v. 10, n. 23, p. 372–394, 2021.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Tradução J. C. Barbosa. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 108 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54