Potencialidades de um ambiente de aprendizagem envolvendo Projetos de Modelagem e produção de vídeos no Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024007

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Projetos de Modelagem, Tecnologias Digitais, Produção de Vídeos

Resumen

Neste artigo temos como objetivo identificar potencialidades de uma prática desenvolvida no Ensino Fundamental envolvendo Projetos de Modelagem Matemática e produção de vídeos por estudantes. A prática analisada foi desenvolvida com uma turma de oitavo ano de uma escola estadual em Porto Alegre (RS), e consistiu na produção de Projetos de Modelagem por estudantes a partir de temas de sua escolha. Ao final da proposta, os estudantes deveriam produzir vídeos apresentando seus projetos. A metodologia adotada no estudo caracteriza-se como qualitativa e, a partir da análise dos dados produzidos em áudio, vídeo e texto, foram apontadas potencialidades relacionadas à possibilidade de estudantes escolherem temas de seu interesse, ao uso de dados prontos, à criação de um cenário para investigação e à possibilidade que a mídia vídeo ofereceu para destacar a originalidade das estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Emanuel Rodrigues Kapczynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática (UFRGS). Mestrando em Ensino de Matemática (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Débora da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação Matemática (Unesp - Rio Claro). Professora adjunta (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Citas

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 268 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2001.

BORBA, M. C. Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM - Mathematics Education, [s. l.], v. 41, n. 4, p. 453–465, 2009.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, p. 127-160.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modelling, Experimentation and Visualization. New York: Springer, 2005, 232 p.

BRÊDA, L. Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 out. 2022. Disponível em: https://folha.com/zqboy9kv Acesso em: 14 mar. 2023.

CAMPOS, A. C. F.; SANT’ANA, M. F. Modelagem Matemática na Licenciatura em Matemática: análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento. VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 63–80, 2020.

CANEDO JUNIOR, N. R. A Participação do Vídeo Digital nas Práticas de Modelagem quando o Problema é Proposto com essa Mídia. 2021. 194 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2021.

D’AMBROSIO, U. Prefácio para Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, de M. C. Borba e J. L. Araújo (Orgs.). 6ª ed., p. 11-22. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

DINIZ, L. N.; BORBA, M. C. Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 935–962, 2012.

DOMINGUES, N. S. O Papel do Vídeo nas Aulas Multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2014.

ENGELBRECHT, J.; LLINARES, S.; BORBA, M.C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM Mathematics Education, n. 52, p. 825–841, 2020.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

KAPCZYNSKI, E. R. Produção de vídeos a partir de Projetos de Modelagem: potencialidades e limitações de uma abordagem no Ensino Fundamental. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática Online: a elaboração de Projetos de Modelagem. 2008, 187 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2008.

MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

MONTENEGRO, C. M. Projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital no Ensino Fundamental: alunos em um sistema de atividade. 130 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020.

MONTENEGRO, C. M.; SOARES, D. S. Projetos de Modelagem com alunos do Ensino Fundamental: contradição em um sistema de atividade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–22, 2021.

NEVES, L. X.; SILVA, W. H. M.; BORBA, M. C.; NAITZKI, B. I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: Uma Classificação. JIEEM [s.l.], v.13, n.1, p. 6-16, 2020.

PEIXOTO, T.; COPETTI, E. A.; LAMB, A.; SOARES, D. S. Intervenções de Professores em Ambientes de Modelagem Matemática: um relato de experiência. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão (PR), v. 10, n. 23, p. 372–394, 2021.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Tradução J. C. Barbosa. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

Publicado

2024-06-25

Métricas


Visualizações do artigo: 108     PDF (Português (Brasil)) downloads: 54

Cómo citar

KAPCZYNSKI, Emanuel Rodrigues; SOARES, Débora da Silva. Potencialidades de um ambiente de aprendizagem envolvendo Projetos de Modelagem e produção de vídeos no Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024007, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/145. Acesso em: 22 nov. 2024.