Uma reflexão sobre a prática na Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva do Sistema Montessori
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022008Palavras-chave:
Sistema Montessori, Ensino de Frações, Produções CientíficasResumo
Este Estado da Arte analisa produções científicas que abordam o ensino das frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva Montessoriana. Os ambientes de busca das pesquisas foram a plataforma LUME da UFRGS e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com um recorte temporal de dez anos (2012-2021). Levou-se em consideração a disponibilidade dos textos e sua gratuidade. A partir da leitura dos resumos foram selecionados uma tese de doutorado e dez dissertações de mestrado, agrupados em três eixos: a prática docente a partir de uma perspectiva montessoriana; o método e o sistema montessoriano; os materiais montessorianos no ensino da matemática. Observou-se que o Sistema Montessori tem importante papel para o ensino de matemática, com potencial para a aprendizagem dos estudantes. Destaca-se também a escassez de pesquisas que contemplam o estudo de frações com materiais concretos montessorianos.
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