Uma reflexão sobre a prática na Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva do Sistema Montessori

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022008

Palabras clave:

Sistema Montessori, Ensino de Frações, Produções Científicas

Resumen

Este Estado da Arte analisa produções científicas que abordam o ensino das frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva Montessoriana. Os ambientes de busca das pesquisas foram a plataforma LUME da UFRGS e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com um recorte temporal de dez anos (2012-2021). Levou-se em consideração a disponibilidade dos textos e sua gratuidade. A partir da leitura dos resumos foram selecionados uma tese de doutorado e dez dissertações de mestrado, agrupados em três eixos: a prática docente a partir de uma perspectiva montessoriana; o método e o sistema montessoriano; os materiais montessorianos no ensino da matemática. Observou-se que o Sistema Montessori tem importante papel para o ensino de matemática, com potencial para a aprendizagem dos estudantes. Destaca-se também a escassez de pesquisas que contemplam o estudo de frações com materiais concretos montessorianos.

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Biografía del autor/a

Edilene Regina Dotto Janjar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática – PPGEMAT - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Colégio Província de São Pedro, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Cristina Cavalli Bertolucci, UFRGS

Cristina Cavalli Bertolucci é Licenciada em Matemática pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS e Doutora em Scienze Pedagogiche, dell Educazione e della Formazione pela UNIVERSITÀ DI PADOVA - Itália. Professora Adjunta de Educação Matemática - Faculdade de Educação da UFRGS, trabalhando com formação de professores que ensinam matemática e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática - PPGEMAT do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS

Citas

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Publicado

2022-12-07

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Cómo citar

JANJAR, Edilene Regina Dotto; BERTOLUCCI, Cristina Cavalli. Uma reflexão sobre a prática na Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva do Sistema Montessori. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022008, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022008. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/142. Acesso em: 25 nov. 2024.