Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Matemática: a experiência do projeto PIBID/IFPA
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024002Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Matemática, Ensino, Prática EducativaResumo
Nas publicações sobre pesquisa e ensino de matemática, diversos autores apontam a relevância da interdisciplinaridade, visto que possibilita a interconexão dos conhecimentos científicos, pedagógicos e socioculturais no processo formativo. Os documentos que tratam sobre os princípios da educação nacional apontam a necessidade de ruptura com o formato de ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Desta forma, é indispensável que as práticas educativas tenham como objetivo dar significado ao conhecimento escolar, além de incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender, de forma contextualizada e interdisciplinar. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre os fundamentos epistemológicos e pedagógicos da interdisciplinaridade, que fundamentaram as práticas educativas interdisciplinares desenvolvidas no projeto de iniciação à docência em Matemática, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Ministério da Educação (MEC). 2014. Disponível em: http//www.pne.mec.gov.br. Acesso em: 03 jun. 2015.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990. P. 177-229.
D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola – 2. ed. – São Paulo:
Cortez, 1993.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FIGUEIREDO, R. O. M. Intercontextualidade na Prática Educativa de Iniciação à Docência em Matemática para a Educação Básica. 2017. 198 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto de Educação Matemática e Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/13335/1/IntercontextualidadePraticaEducativa_Tese.pdf
FIGUEIREDO, R. O. M. (Org.). Construção Coletiva: Contribuições ao Ensino de Ciências e Matemática. Série Ciências em Ação, v.1. Belém: IFPA, 2010.
FIGUEIREDO, R. O. M. (Org.). Construção Coletiva: Contribuições à Formação de Professores para a Educação Básica. Série Ciências em Ação, v. 2. Belém: IFPA, 2012.
IFPA. Relatórios do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do (PIBID),
LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001. 288p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2001.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAES, R. Cotidiano no ensino de Química: superações necessárias. In: GALIAZZI, M. et al (orgs.). Aprender em rede na educação em ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. (Coleção Educação em Ciências).
MORIN, E.; ALMEIDA, M. C., CARVALHO, E. A. (orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRION, 1999.
POMBO, O. Interdisciplinares-ambições e limites. Lisboa: Relógio D’Água. 1ª ed. 2004.
POMBO, O. Práticas Interdisciplinares. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 15,
jan/jun 2006, p. 208-249.
POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Revista Ideação: revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Foz do Iguaçu. V. 10. Nº 1. P. 9-40. 1º semestre 2008.
WEIL, P.; D’AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à Nova Transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus, 1993.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani da F. da F. Rosa Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 137 PDF (Português (Brasil)) downloads: 101