Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Matemática: a experiência do projeto PIBID/IFPA

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024002

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Matemática, Ensino, Prática Educativa

Resumo

Nas publicações sobre pesquisa e ensino de matemática, diversos autores apontam a relevância da interdisciplinaridade, visto que possibilita a interconexão dos conhecimentos científicos, pedagógicos e socioculturais no processo formativo. Os documentos que tratam sobre os princípios da educação nacional apontam a necessidade de ruptura com o formato de ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Desta forma, é indispensável que as práticas educativas tenham como objetivo dar significado ao conhecimento escolar, além de incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender, de forma contextualizada e interdisciplinar. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre os fundamentos epistemológicos e pedagógicos da interdisciplinaridade, que fundamentaram as práticas educativas interdisciplinares desenvolvidas no projeto de iniciação à docência em Matemática, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raimundo Otoni Melo Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação Matemática - Universidade Federal do Pará (UFPA)/Belém/PA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Belém, Pará, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar para a Educação em Ciências e Matemática (GINEM).

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Ministério da Educação (MEC). 2014. Disponível em: http//www.pne.mec.gov.br. Acesso em: 03 jun. 2015.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990. P. 177-229.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola – 2. ed. – São Paulo:

Cortez, 1993.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FIGUEIREDO, R. O. M. Intercontextualidade na Prática Educativa de Iniciação à Docência em Matemática para a Educação Básica. 2017. 198 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto de Educação Matemática e Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/13335/1/IntercontextualidadePraticaEducativa_Tese.pdf

FIGUEIREDO, R. O. M. (Org.). Construção Coletiva: Contribuições ao Ensino de Ciências e Matemática. Série Ciências em Ação, v.1. Belém: IFPA, 2010.

FIGUEIREDO, R. O. M. (Org.). Construção Coletiva: Contribuições à Formação de Professores para a Educação Básica. Série Ciências em Ação, v. 2. Belém: IFPA, 2012.

IFPA. Relatórios do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do (PIBID),

LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001. 288p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, R. Cotidiano no ensino de Química: superações necessárias. In: GALIAZZI, M. et al (orgs.). Aprender em rede na educação em ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. (Coleção Educação em Ciências).

MORIN, E.; ALMEIDA, M. C., CARVALHO, E. A. (orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRION, 1999.

POMBO, O. Interdisciplinares-ambições e limites. Lisboa: Relógio D’Água. 1ª ed. 2004.

POMBO, O. Práticas Interdisciplinares. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 15,

jan/jun 2006, p. 208-249.

POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Revista Ideação: revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Foz do Iguaçu. V. 10. Nº 1. P. 9-40. 1º semestre 2008.

WEIL, P.; D’AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à Nova Transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus, 1993.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani da F. da F. Rosa Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-02-20

Métricas


Visualizações do artigo: 137     PDF downloads: 101

Como Citar

FIGUEIREDO, Raimundo Otoni Melo. Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Matemática: a experiência do projeto PIBID/IFPA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024002, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/123. Acesso em: 22 nov. 2024.