Geoplano e os Quadriláteros Notáveis: um estudo a partir da Teoria de Van Hiele
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019005Palavras-chave:
Materiais Manipuláveis, Geoplano, Teoria de Van Hiele, Geometria, AprendizagemResumo
No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo foi identificar o processo de aprendizagem, segundo os níveis de Van Hiele, dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao utilizarem o Geoplano em atividades envolvendo conceitos sobre as propriedades dos quadriláteros notáveis. Apropriando-se da abordagem qualitativa, desenvolveu-se a investigação em três momentos: pré-teste, oficina e pós-teste. A pesquisa elegeu como questão norteadora: Como a Teoria de Van Hiele e o uso do Geoplano influenciam o processo de ensino e aprendizagem nos estudos de quadriláteros notáveis? Os dados mostraram que a utilização do Geoplano como recurso metodológico para o ensino de Geometria, tomando por base os níveis propostos por Van Hiele, favoreceu aos alunos progressão de aprendizagem em termos de apropriação dos conceitos sobre as propriedades dos quadriláteros notáveis.
Downloads
Metrics
Referências
BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. de. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. 2. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2005.
FAINGUELERNT, E. K. O ensino de Geometria no 1º e 2º Graus. Educação
Matemática em Revista, v. 3, n. 4, p. 45-53, 1995. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1316/726. Acesso em: 25 jul. 2023.
GALVÃO, F. N. dos S.; CEVALLOS, I. Teoria de Van Hiele e o geoplano: um estudo dos quadriláteros notáveis desenvolvidos com alunos do 8º ano do ensino fundamental. In: Anais do Seminário Educação 2015: Educação e seus Sentidos no Mundo Digital. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2015. Disponível em: https://sistemas.ufmt.br/semiedu2015/site/index.html. Acesso em: 24 jul. 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2015.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. In: LORENZATO, S. (orgs). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: Edufscar, 2003.
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro com o concreto. Revista de Educação Matemática – v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6253402/mod_resource/content/1/Nacarato_eu%20trabalho%20primeiro%20no%20concreto.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822/13724. Acesso em: 25 jul. 2023.
PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da Geometria. In: Anais da 23ª Reunião da Anped. Anais...Caxambu(MG), 2015. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/analise_significado.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
SOUSA, G. C.; OLIVEIRA, J. S. O uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da matemática. In: Anais X Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Salvador (BA), 2010.
VIEIRA, C. R. Reinventando a Geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a Teoria de Van Hiele. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Ouro Preto - MG, 2010. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3252/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ReinventandoGeometriaEnsino.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 97 PDF (Português (Brasil)) downloads: 102