Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade através da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024016

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem-Avaliação, Probabilidade, Resolução de Problemas

Resumo

Neste artigo apresentamos como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, com a utilização de uma Sequência de Problemas direcionada à temática de Probabilidade, com o embasamento teórico pautado nas pesquisas elaboradas e defendidas pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), que adota a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, seguindo as dez etapas para a organização do trabalho em sala de aula, conforme apresentadas por Allevato e Onuchic (2021). Selecionamos quatro problemas, que denominamos problemas geradores, pois atuaram como ponto de partida para a construção de novos conceitos e conteúdos matemáticos. A coleta de dados para análise foi obtida por meio da observação dos alunos em sala de aula e resoluções escritas dos problemas propostos, desenvolvidos em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Sinop/MT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriéli Aparecida Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Elizabeth Quirino de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de L. R. (Org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 37-57.

BONJORNO, J. R.; JÚNIOR, J. R. G.; SOUSA, P. R. C. Prisma Matemática: Estatística, Combinatória e Probabilidade. 1 ed. São Paulo: FTD, 2020.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: diferentes vozes em uma investigação. 1 e 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília/DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

COLAÇO, V. de F. R. Processos interacionais e a construção de conhecimento e subjetividade de crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 333-340, 2004.

COLL SALVADOR, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 31, p. 213-230, 2008.

FERNANDES, F. M. S. Resolução de Problemas e Educação Matemática crítica: uma proposta para o ensino de probabilidade. 2018. 103 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba. 2018.

HAZZAN, S.; IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória, Binômio e Probabilidade. Volume 5. São Paulo: Editora Atual, 2006.

LORENZATO, S. (ED) Para Aprender Matemática. Coleção Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2ª ed., 2013.

MORAIS, R. dos S.; ONUCHIC, L. de L. R. Uma abordagem histórica da Resolução de Problemas. ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: Teoria & Prática. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

NUNES, C. B. O processo ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 430 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2010.

ONUCHIC, L.R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199 –218.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que Através da Resolução de Problemas? ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: Teoria & Prática. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

ONUCHIC, L. R. A Resolução De Problemas na Educação Matemática: Onde Estamos e Para Onde Iremos? In: JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MÁTEMÁTICA, 4, JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM AMTEMÁTICA, 17, 2012, Passo Fundo. Anais Passo Fundo, SP: Universidade de Passo Fundo. p. 1-15.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

TEIXEIRA, L. A. Diálogo: Matemática e suas tecnologias. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2020.

VIALI, L. Algumas Considerações Sobre a Origem da Teoria da Probabilidade. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, p. 143-153, 2008. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177/163. Acesso em: 15 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF downloads: 25

Como Citar

RODRIGUES, Adriéli Aparecida; AZEVEDO, Elizabeth Quirino de. Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade através da Resolução de Problemas . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024016, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024016. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/179. Acesso em: 22 nov. 2024.