Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Processo de Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021002Palabras clave:
Matemática, Deficiência visual, Materiais didáticosResumen
O objetivo desse estudo é apresentar seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados por licenciandos em Matemática com potencial de serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes do Ensino Médio com deficiência visual. Cabe elucidar que os materiais didáticos, apresentados e analisados neste estudo, foram desenvolvidos durante um curso de extensão que foi objeto de investigação e culminou em uma tese de doutorado. Trata-se de um estudo qualitativo em que são apresentados seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados para o processo de ensino-aprendizagem dos seguintes tópicos de conteúdos matemáticos do Ensino Médio para estudantes com deficiência visual: Função do Primeiro e Segundo Grau; Trigonometria; Geometria Plana; Geometria Espacial; Análise Combinatória; e, Matriz e Determinante. Ficou evidente que os licenciandos, quando sensibilizados e inteirados das demandas particulares dos estudantes com deficiência visual, conseguem planejar e desenvolver materiais didáticos de baixo custo e que atendem aos estudantes com deficiência visual no processo didático.
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