Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Processo de Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021002Keywords:
Matemática, Deficiência visual, Materiais didáticosAbstract
O objetivo desse estudo é apresentar seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados por licenciandos em Matemática com potencial de serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes do Ensino Médio com deficiência visual. Cabe elucidar que os materiais didáticos, apresentados e analisados neste estudo, foram desenvolvidos durante um curso de extensão que foi objeto de investigação e culminou em uma tese de doutorado. Trata-se de um estudo qualitativo em que são apresentados seis materiais didáticos desenvolvidos/adaptados para o processo de ensino-aprendizagem dos seguintes tópicos de conteúdos matemáticos do Ensino Médio para estudantes com deficiência visual: Função do Primeiro e Segundo Grau; Trigonometria; Geometria Plana; Geometria Espacial; Análise Combinatória; e, Matriz e Determinante. Ficou evidente que os licenciandos, quando sensibilizados e inteirados das demandas particulares dos estudantes com deficiência visual, conseguem planejar e desenvolver materiais didáticos de baixo custo e que atendem aos estudantes com deficiência visual no processo didático.
Downloads
Metrics
References
deficiência visual. In: AMIRALIAN, M. L. T. M. (Org.). Deficiência Visual: perspectivas na contemporaneidade. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2009. p. 19-38.
ANDREZZO, K. L. Um estudo do uso de padrões figurativos na aprendizagem de álgebra por estudantes sem acuidade visual. 2005. 230 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2005. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11100/1/dissertacao%20karina%20andrezzo.pdf. Acesso em: 11 fev. 2023.
BARROCO, S. M. S. A Educação Especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para a psicologia e a Educação atuais. 2007. 414 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, 2007. Disponível em: http://www.vigotski.net/ditebras/barroco.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CES no 1.304, de 06 de novembro de 2001. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021 - Censo da educação Básica 2021. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em:12 de mai. 2023.
CAIADO, K. R. M. Estudante com deficiência visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
CAMARGO, E. P. de. Ensino de Física e Deficiência Visual: dez anos de investigações no Brasil. São Paulo: Plêiade, 2008.
CAMARGO, E. P. de; NARDI, R.; ANJOS, P. T. A. Ensino de física e ciências para estudantes com deficiência visual e outras deficiências: processo de implantação de nova linha de pesquisa. In: BASTOS, F. (Org.). Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas [online]. São Paulo: Editora UNESP/Cultura Acadêmica, 2010.
CERVA FILHO, O. A. Educação Matemática e o aluno cego: ação docente frente à inclusão. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, 2014. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/185. Acesso em: 11 maio 2022.
COSTA, V. B. da. Inclusão Escolar do com deficiência visual no ensino regular. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
DICKMAN, A. G.; FERREIRA, A. C. Ensino aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020. Acesso em: 20 mar. 2023.
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e Função Docente. In: NOVÓA, A. (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 93-124.
FERNANDES, S. H. A.; HEALY, L. A inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 1111-1135, dez. 2010.
FERREIRA, G. L. O Design colaborativo de uma ferramenta para representação de gráfico por aprendizes sem acuidade visual. 2006.108 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede.pucsp.br/password-login. Acesso em: 12 abr. 2022.
FERREIRA, M. E. C.; GUIMARÃES, M. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
FERRONATO, R. A construção de um instrumento de inclusão no ensino da matemática. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002. Disponível em: http://pt.scribd. com/doc/7244083/DissertaCAo-de-Mestrado-Rubens-Ferronato. Acesso em: 12 abr. 2022.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MIZUKAMI, M. da G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: UFSCar, 2010.
NOVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NOVÓA, A. (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 13-34.
RAPOSO, P. N.; MÓL, G. de S. A diversidade para aprender conceitos científicos: a ressignificação do Ensino de Ciências a partir do trabalho pedagógico com estudantes cegos. In: SANTOS, W. L. P. dos; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. p. 287-311.
SILVA, L. G. dos S. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um estudante cego, em classe regular. In: MARTINS, L. de A. R. et al. (Orgs.). Inclusão: compartilhando saberes. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 149-161.
SOARES, M. A. L.; CARVALHO, M. de F. O professor e o estudante com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
ULIANA, M. R. Ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes sem acuidade visual: a construção de um kit pedagógico. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Belo Horizonte, 2012.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
VYGOTSKY, L. S. Fundamentos da defectologia. V. tomo. Espanha: Visor, 1997.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 101 PDF (Português (Brasil)) downloads: 107