O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002

Palabras clave:

Congruência de Triângulos, Triângulos retângulos, Ensino de Geometria

Resumen

No presente trabalho, buscamos explorar, a partir da apresentação dos casos de congruência de triângulos, a possibilidade de estudar a combinação de outros elementos correspondentemente congruentes em triângulos retângulos. Apesar de tais combinações de elementos não nos levarem a outros casos de congruências propriamente ditos, pois sempre recaímos nos tradicionais casos já definidos, o estudo do assunto se torna potencial para aprendizagem dos outros casos de congruência, já que na investigação a todo instante os mesmos são requeridos, despontando como um elemento favorável ao ensino de geometria. Além disso, buscamos explorar os casos dando destaque a três representações diferentes, linguagem natural, figural e simbólica, favorecendo o uso de diferentes representações semióticas no processo de aprendizagem da geometria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eberson Paulo Trevisan, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) /UFMT. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

Citas

DULCE, O. POMPEO, J. N. Fundamentos da matemática elementar 9: Geometria plana. Ed. Atual, 7. Ed. São Paulo, SP, 1993.

DUVAL, R. Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D A. (Org.) Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Ed. Papirus, p. 11 – 33. Campinas, SP, 2003.

DUVAL, R. Semiose e pensamento humano: registro de representação semiótica e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels): (facículo I). Tradução: Lênio F. Ley e Marisa R. A. da Silveira. Editora da Física, São Paulo, SP, 2009.

DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT. V. 6, n.2, p. 96 – 112. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Florianópolis, 2011.

TREVISAN, E. P. Um estudo sobre a Articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública. Cuiabá, 2016, 257 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso.

TREVISAN, E. P.; FREITAS, J. L. M. A valorização de validações empíricas em atividades geométricas: um reflexo do cenário desenhado para o ensino de geometria. Revista Educação Matemática em Foco. V6, n. 1, João Pessoa, 2017.

TREVISAN, E. P.; FREITAS, J. L. M. A relação entre o discurso dedutivo e argumentativo na construção de provas empíricas e teóricas por um grupo de professores de matemática. Revista de Educação Ciências e Matemática. V9, n. 3, São Paulo, 2019.

Publicado

2019-08-04

Métricas


Visualizações do artigo: 90     PDF (Português (Brasil)) downloads: 76

Cómo citar

TREVISAN, Eberson Paulo. O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 2, n.º 2, p. e2019002, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/87. Acesso em: 22 nov. 2024.