O que podemos afirmar sobre o quadrilátero formado pelos pontos médios dos lados de um quadrilátero qualquer? Em destaque, a relação entre as áreas

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021008

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Investigação, Quadriláteros, Relação entre áreas

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas particularidades destacadas em um trabalho realizado com licenciandos e professores em formação continuada de matemática, em que buscamos explorar uma propriedade geométrica envolvendo o quadrilátero obtido com pontos médios sobre os lados de um quadrilátero qualquer. Procuramos mostrar que a forma como a proposição é apresentada aos alunos pode conduzir as investigações mais significativas, visando explorar mais do que a propriedade em si solicitada explicitamente. Para tal, faz-se necessário o reconhecimento explícito da importância da visualização de figuras geométricas para o ensino de geometria, especialmente, amparado por um olhar sobre a figura que busque ver mais do que a figura nos impõe de imediato, tendo em vista sempre possibilitar explorar outras propriedades não explícitas a um primeiro olhar sobre a figura.

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Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) /UFMT. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

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Publicado

2021-12-05

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Como Citar

TREVISAN, Eberson Paulo. O que podemos afirmar sobre o quadrilátero formado pelos pontos médios dos lados de um quadrilátero qualquer? Em destaque, a relação entre as áreas. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021008, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021008. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/119. Acesso em: 9 maio. 2024.