O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002

Keywords:

Congruência de Triângulos, Triângulos retângulos, Ensino de Geometria

Abstract

No presente trabalho, buscamos explorar, a partir da apresentação dos casos de congruência de triângulos, a possibilidade de estudar a combinação de outros elementos correspondentemente congruentes em triângulos retângulos. Apesar de tais combinações de elementos não nos levarem a outros casos de congruências propriamente ditos, pois sempre recaímos nos tradicionais casos já definidos, o estudo do assunto se torna potencial para aprendizagem dos outros casos de congruência, já que na investigação a todo instante os mesmos são requeridos, despontando como um elemento favorável ao ensino de geometria. Além disso, buscamos explorar os casos dando destaque a três representações diferentes, linguagem natural, figural e simbólica, favorecendo o uso de diferentes representações semióticas no processo de aprendizagem da geometria.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Eberson Paulo Trevisan, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) /UFMT. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

References

DULCE, O. POMPEO, J. N. Fundamentos da matemática elementar 9: Geometria plana. Ed. Atual, 7. Ed. São Paulo, SP, 1993.

DUVAL, R. Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D A. (Org.) Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Ed. Papirus, p. 11 – 33. Campinas, SP, 2003.

DUVAL, R. Semiose e pensamento humano: registro de representação semiótica e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels): (facículo I). Tradução: Lênio F. Ley e Marisa R. A. da Silveira. Editora da Física, São Paulo, SP, 2009.

DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT. V. 6, n.2, p. 96 – 112. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Florianópolis, 2011.

TREVISAN, E. P. Um estudo sobre a Articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública. Cuiabá, 2016, 257 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso.

TREVISAN, E. P.; FREITAS, J. L. M. A valorização de validações empíricas em atividades geométricas: um reflexo do cenário desenhado para o ensino de geometria. Revista Educação Matemática em Foco. V6, n. 1, João Pessoa, 2017.

TREVISAN, E. P.; FREITAS, J. L. M. A relação entre o discurso dedutivo e argumentativo na construção de provas empíricas e teóricas por um grupo de professores de matemática. Revista de Educação Ciências e Matemática. V9, n. 3, São Paulo, 2019.

Published

2019-08-04

Métricas


Visualizações do artigo: 90     PDF (Português (Brasil)) downloads: 76

How to Cite

TREVISAN, Eberson Paulo. O caso especial de congruência de triângulos retângulos: explorando possibilidades. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 2, no. 2, p. e2019002, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/87. Acesso em: 22 nov. 2024.